SAMPAIO QUER EVOLUÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE BRASIL E PORTUGAL



O presidente de Portugal, Jorge Sampaio, homenageado hoje (dia 8) em sessão solene no Congresso Nacional, disse que "a expressão da vontade de Portugal é estreitar, em novos moldes, as relações com o Brasil". Em sua opinião, a legislação de enquadramento das comunidades residentes já consagra, nos dois países, um número significativo de direitos.

- É desejável que essa legislação esteja em permanente evolução e aperfeiçoamento, considerando, naturalmente, o já vigente princípio de reciprocidade. Não é um caminho fácil, mas o que importa é o sentido em que se caminha. Sei que todas as autoridades brasileiras e portuguesas, com elevado e necessário sentido de ponderação, serão capazes de olhar para além das circunstâncias e defender sempre o interesse estratégico do relacionamento entre Brasil e Portugal - afirmou.

Segundo Jorge Sampaio, o motivo da união dos dois países, como também a garantia de sua continuidade, não é devido a um determinismo histórico, "mas à força, conscientemente assumida, da importância política, econômica e cultural das nossas relações bilaterais".



08/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão de Relações Exteriores quer debater relação entre Brasil e Estados Unidos

Eduardo Lopes quer realizar audiências públicas para discutir relação comercial entre Brasil e Argentina

Rosalba quer discutir relação entre escolaridade e criminalidade entre jovens

Interesses convergentes entre Brasil e Portugal

Aprovado Tratado de Amizade entre Brasil e Portugal

ACM FALA EM LISBOA SOBRE PARCERIA ENTRE BRASIL E PORTUGAL