Santa Gertrudes e Itirapina ganham tratamento de esgoto



Cidades passam a ter 100% do esgoto tratado; governo também anuncia recuperação da SP-316

Nesta quarta-feira, 9, as cidades de Santa Gertrudes e Itirapina, na região de Rio Claro, ganharam Estações de Tratamento de Esgoto. O investimento do governo do Estado foi de R$ 7,9 milhões. "Santa Gertrudes passa de 0 para 100% de tratamento de esgoto. E o [rio] Ribeirão Claro, com seus 43 km, fica 100% limpo", disse o governador Geraldo Alckmin. "Santa Gertrudes passa ser uma cidade 300%, sendo 100% de água tratada, 100% de esgoto coletado e 100% de esgoto tratado."

LEIA TAMBÉM
Itirapina tem nova delegacia  

A ETE de Santa Gertrudes está localizada na Chácara Pavão, à esquerda da Rodovia Washington Luiz, e tem capacidade para tratar todo o esgoto sanitário coletado no município, beneficiando mais de 30 mil habitantes (população prevista para 2025). O início de operação da unidade permite que a cidade deixe de lançar seus esgotos sem tratamento no Ribeirão Claro, revitalizando a Bacia Hidrográfica do Rio Corumbataí.

O conjunto inclui lagoas de tratamento, tanques de desinfecção por contato de cloro, coletores, emissários e estação elevatória.

Já a ETE de Itirapina, localizada na rodovia municipal Ayrton Senna da Silva, tem capacidade para tratar a totalidade dos esgotos domésticos de 19 mil pessoas (população prevista para 2025). O conjunto de obras inclui lagoas de estabilização para tratamento de esgotos: anaeróbia, facultativa e maturação. "Itirapina é uma cidade saudável. Um exemplo de sustentabilidade", disse o governador. 

Com o início de operação da unidade, a cidade deixará de lançar seus esgotos sem tratamento no Córrego Água Branca, pertencente à bacia hidrográfica do Tietê-Jacaré. Segundo o secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, a questão ambiental hoje é uma preocupação de todos os brasileiros. "É mais uma obra do governo do Estado de São Paulo para a recuperação do nosso meio ambiente. " 

As obras foram executadas pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que é vinculado à Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, e fazem parte do programa Água Limpa, que instala sistemas de tratamento de esgotos em municípios de até 50 mil habitantes. A universalização do saneamento no Estado de São Paulo está prevista para 2020. 

Recuperação da SP-316

Alckmin anunciou também que a SP-316 será ampliada e terá uma ciclovia nos primeiros cinco quilômetros. "Vai recuperar de Rio Claro e Santa Gertrudes atéCordeirópolis ", disse. "Aqui é o maior polo cerâmico do Brasil. Autorizamos 15 km de asfalto e uma estrada vicinal para ajudar a diminuir a poeira e melhorar o escoamento da produção de um setor que gera sete mil empregos só em Santa Gertrudes, fora os demais municípios da região."


Do Portal do Governo de São Paulo



05/09/2012


Artigos Relacionados


Taubaté terá 100% de tratamento de esgoto

Programa contrata estações de tratamento de esgoto

Piedade alcança 98% de tratamento do esgoto coletado

Cachoeira Paulista universaliza tratamento de esgoto

Aparecida ganha Estação de Tratamento de Esgoto

Governo de SP amplia tratamento de esgoto em Sarapuí