Santarém terá entreposto da Zona Franca de Manaus, comemora Flexa Ribeiro



O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) considerou “uma grande vitória da região Oeste do Pará”, com a validação, pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), do protocolo para criação do entreposto da Zona Franca de Manaus (ZFM) em Santarém (PA). A cidade, de 300 mil habitantes, fica na confluência dos rios Amazonas e Tapajós.

De acordo com o senador, o protocolo impedirá a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de mercadorias oriundas da ZFM com destino a Santarém. O imposto só será cobrado na saída definitiva das mercadorias do entreposto, para venda em varejo ou no atacado. O senador explicou que, segundo afirmação do governador do Pará, Simão Jatene, o acordo fortalecerá a economia local com serviços novos, que possibilitarão a expansão do emprego e renda. O estado do Amazonas poderá escoar de forma mais rápida seus produtos e o estado e o município ganharão maior arrecadação de impostos – além do ICMS, Santarém deverá ampliar sua arrecadação do Imposto sobre Serviços (ISS).

O entreposto deve entrar em funcionamento já no primeiro semestre 2014. Com isso, o município paraense se igualará a outros três que têm entrepostos da ZFM fora de Manaus: Ipojuca (PE), Rezende (RJ) e Uberaba (MG).

– Santarém terá certamente enormes conquistas na área econômica e social – afirmou Flexa Ribeiro, lembrando ser autor do Projeto de Lei do Senado (PLS) 143/2010, que cria uma área de livre comércio naquela cidade. A matéria, já aprovada na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), está pronta para votação terminativa na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde é relatado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).



16/10/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro comemora 350 anos de Santarém

JUCÁ COMEMORA O 33º ANIVERSÁRIO DA ZONA FRANCA DE MANAUS

Alfredo Nascimento comemora os 45 anos da Zona Franca de Manaus

Alfredo Nascimento comemora 46 anos da Zona Franca de Manaus

Vanessa Grazziotin comemora sucesso da Zona Franca de Manaus

Zona Franca de Manaus terá licença prorrogada por mais 50 anos