JUCÁ COMEMORA O 33º ANIVERSÁRIO DA ZONA FRANCA DE MANAUS



Um feito histórico para a Amazônia e para o desenvolvimento da indústria e da tecnologia de ponta no Brasil. Assim, o senador Romero Jucá (PSDB-RR) classificou a comemoração do 33º aniversário da Zona Franca da Manaus. "Criada em 1967, seu objetivo inicial era estabelecer um pólo industrial integrado ao complexo nacional, com base na redução dos impostos de importação e exportação. Com a instalação da Zona Franca, Manaus se transformou num vigoroso pólo de empregos, criados pelas novas indústrias, o que mudou o perfil daquela região de modo definitivo", assinalou o senador.
Jucá reconheceu que a Zona Franca não foi sempre coroada de sucessos e tem tido seus altos e baixos graças aos cortes nos incentivos fiscais e à queda na produtividade, mas está pronta para novos desafios. Para Jucá, esses desafios vêm do próprio potencial da região e a prova disso são as novas frentes de produção, como a de essências naturais e a de design tropical. Mas, acrescentou o senador, o forte da Zona Franca continua sendo o estímulo a produtos industrializados de ponta e a novas tecnologias.
- Por isso estão sendo implantados, também, um pólo de software e outro de componentes odontológicos e médico-hospitalares. Nos próximos três anos espera-se a instalação de 100 empresas em Manaus para atender às indústrias de eletrônica, comércio eletrônico, educação, biotecnologia, telecomunicações, vigilância espacial e brinquedos - revelou.

30/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vanessa Grazziotin comemora aniversário da Zona Franca de Manaus e destaca faturamento recorde no ano passado

Plenário homenageará 35º aniversário da Zona Franca de Manaus

Mozarildo aplaude 37º aniversário da Zona Franca de Manaus

Jucá diz que Roraima gostaria de ter uma zona franca como a de Manaus

Jucá elogia revista da Suframa na defesa da Zona Franca de Manaus

Jucá aprova política econômica adotada na Zona Franca de Manaus