Santos destaca pioneirismo de desembargadora
Durante a entrega do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, coube ao senador Ricardo Santos (PSDB-ES) saudar Maria Berenice Dias, desembargadora do Rio Grande do Sul. Sobre a homenageada, ele destacou seu pioneirismo por ter sido a primeira juíza gaúcha, concursada em 1973, e também a primeira desembargadora daquele estado, diplomada em 1996.
- Maria Berenice Dias sempre foi uma mulher corajosa, tendo se destacado na luta contra a violência, em particular a violência contra a mulher, inclusive dentro da família. Espero que este prêmio a estimule a continuar nessa sua vida tão rica na luta pelos direitos humanos, contra a violência, pela paz e por um Brasil melhor - afirmou Ricardo Santos.
O senador pelo Espírito Santo fez um breve resumo da vida de Maria Berenice Dias, que nasceu na cidade de Santiago (RS). "Por inspiração do pai, desembargador César Dias Filho, ela seguiu a carreira jurídica", contou Ricardo Santos. A homenageada é pós-graduada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul com especialização e mestrado em processo civil.
Ricardo Santos ressaltou ainda que Maria Berenice Dias foi indicada por várias entidades e pessoas para disputar o diploma, entre elas a Associação de Juízes do Rio Grande do Sul, o presidente da 8ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça e a Associação dos Delegados de Polícia do RS.
13/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Seminário destaca pioneirismo da Constituição de Cádis
Mostra na Pinacoteca destaca pioneirismo de Eliseu Visconti
Mostra na Pinacoteca destaca pioneirismo de Eliseu Visconti
Mostra na Pinacoteca destaca pioneirismo de Eliseu Visconti
Iris destaca pioneirismo e honestidade de Bernardo Sayão
Paulo Paim destaca pioneirismo da UnB na política de cotas