Santos Dumont pode ter homenagem permanente em aeroportos e bases aéreas



Aeroportos, bases aéreas e similares poderão ser obrigados a manter, em local visível, permanente homenagem ao “pai da aviação” Alberto Santos Dumont. A medida consta de substitutivo da Câmara ao PLS 402/2005, aprovado nesta quarta-feira (12) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O texto segue agora para a Comissão de Educação (CE).

O projeto foi apresentado pelo senador licenciado Marcelo Crivella (PRB-RJ) um ano antes das comemorações do centenário do primeiro voo em aparelho mais pesado que o ar, protagonizado por Santos Dumont em 23 de outubro de 1906.

Para Crivella, Santos Dumont, apesar de ter inaugurado uma nova era nos transportes no mundo, “ainda não é devidamente conhecido pelas novas gerações, influenciadas pela versão norte-americana, segundo a qual os inventores do avião seriam os irmãos Wright”.

O PLS 402/2005 foi aprovado em 2009 pelo Senado e enviado à Câmara, prevendo apenas a homenagem em aeroportos. Os deputados modificaram o projeto para incluir também as bases aéreas, que são unidades militares. Por conta dessa mudança, o substitutivo da Câmara voltou para exame no Senado. O relator na CCJ, Sérgio Petecão (PSD-AC) acolheu o substitutivo enviado pelos deputados.

O senador Pedro Taques (PDT-MT) votou a favor, embora com a ressalva de que, a rigor, seria dispensável uma lei para homenagear um personagem importante para a nação.

- Infeliz do país que precisa de uma lei para que seus heróis sejam homenageados - comentou.



12/12/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova projeto que obriga homenagem permanente a Santos Dumont em aeroportos

Governador participa de homenagem a Santos Dumont

Hélio Costa presta homenagem a Santos-Dumont

Dante Barone abrigou concerto em homenagem a Santos Dumont

Lembo participa da cerimônia de reinauguração do monumento em homenagem a Santos Dumont

Seleções e autoridades usarão bases aéreas militares