Hélio Costa presta homenagem a Santos-Dumont
O senador Hélio Costa (PMDB-MG) manifestou-se favoravelmente à inscrição do nome de Alberto Santos-Dumont no Livro dos Heróis da Pátria. O senador, que na última semana foi o relator da matéria na Comissão de Educação (CE), prestou homenagem ao aviador brasileiro, responsável pelo primeiro vôo mecânico do mundo, realizado pelo 14-Bis, projetado e pilotado por ele, em 23 de outubro de 1906.
Hélio Costa sugeriu que a Força Aérea Brasileira busque uma representação melhor da importância de Santos Dumont no museu de aeronáutica em Washington, nos Estados Unidos.
- É preciso mandar para lá, no mínimo, uma réplica do 14-Bis. Podemos ver lá todos os tipos de aviões, até as espaçonaves que levaram o homem à lua. Falta o modelo do 14-Bis para compor um museu tão importante - afirmou.
Hélio Costa concordou ainda com a sugestão do senador José Jorge (PFL-PE) de a CE fazer um pedido semelhante à Embraer, -possivelmente mais rica e menos burocratizada do que a Aeronáutica-. Ele também parabenizou seu colega, Aelton Freitas (PL-MG), pela proposta de inscrever o mineiro Santos-Dumont no Livro dos Heróis da Pátria. Aprovada pela CE por unanimidade, a matéria seguiu para a Câmara dos Deputados.
03/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Governador participa de homenagem a Santos Dumont
Dante Barone abrigou concerto em homenagem a Santos Dumont
Lembo participa da cerimônia de reinauguração do monumento em homenagem a Santos Dumont
Santos Dumont pode ter homenagem permanente em aeroportos e bases aéreas
Comissão aprova projeto que obriga homenagem permanente a Santos Dumont em aeroportos
Hélio Costa presta contas de sua gestão no Ministério das Comunicações