São Paulo é eleito o Estado mais transparente do País
Avaliação foi divulgada pela Associação Contas Abertas, que analisa os portais de transparência orçamentária de todas as 27 unidades da Federação
Pela segunda vez consecutiva, o Governo de São Paulo recebeu a maior nota como o estado mais transparente do Brasil, segundo o Índice de Transparência. A nota geral obtida pelo Portal da Transparência estadual foi de 9,29. A nova avaliação foi divulgada nesta terça-feira, 20, pela Associação Contas Abertas, que analisa os portais de transparência orçamentária de todas as 27 unidades da Federação.
- Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook
Os parâmetros técnicos estáo divididos em três grandes temas: Conteúdo (60% da nota final), Usabilidade (33%) e Série Histórica e Frequência de Atualização (7%).
De acordo com esses quesitos o Governo de São Paulo recebeu nota 10 para Conteúdo, 9,44 para Usabilidade e 9,12 para Série Histórica e Frequência de Atualização. O ranking completo pode ser conferido neste site. "Esse resultado é um reconhecimento do esforço do governo paulista, que tem adotado várias medidas para aumentar o grau de transparência nas contas públicas" comentou o secretário da Casa Civil, Sidney Beraldo.
Neste ano, foi criado pelo governo do Estado o Portal da Transparência, que já teve 12 milhões de páginas acessadas, 380 mil acessos e 247 mil visitantes únicos. O objetivo do Portal é facilitar o acesso do cidadão às informações disponíveis sobre a administração pública paulista, como dados sobre investimentos, receitas e despesas, gastos com pagamento de diárias, materiais e serviços.
Do Portal do Governo do Estado
11/20/2012
Artigos Relacionados
Comissão da Verdade vai tornar o País mais transparente, diz presidenta
Rondônia é o mais novo estado a participar do Programa Brasil Transparente
Decorador aposentado é eleito o mais belo idoso de São Paulo
São Paulo assina termo de adesão ao Programa Brasil Transparente
ARTIGO/Em busca de um parlamento cada vez mais transparente
Renan Calheiros defende lei de licitações mais transparente e rigorosa