São Paulo ganha mais duas estações de trem
As obras de modernização da Linha F integram o Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos
Atualizada às 17h42
O governador José Serra inaugurou nesta terça-feira, 29, as estações USP Leste (nova) e Comendador Ermelino (reconstruída), na Linha F da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).“Hoje estamos dando seqüência à transformação dos trilhos da CPTM em metrô de superfície. A CPTM vai ficar cada vez mais parecida com o Metrô”, disse Serra durante o evento.
Ficou mais fácil chegar ao campus da USP Leste
No evento, Serra anunciou que o sistema VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) será empregado na linha E (Luz-Estudantes) da CPTM. “É um sistema muito importante. É muito prático, tem o mesmo efeito do transporte de metrô e trem quando o volume de passageiros é menor”, observou o governador. Serra também adiantou que já está na fase de estudos a construção de estações de Metrô entre Tatuapé e Vila Prudente. “É uma boa novidade. Esta seria uma nova linha, para aliviar a zona leste”, disse o governador ao encerrar a agenda de compromissos na zona leste da capital.
Novas estações
De arquitetura arrojada, as estações USP Leste e Comendador Ermelino contam com 100% de acessibilidade, e dispõem de uma série de recursos para atender à crescente demanda de passageiros transportados na Linha F – hoje em torno de 145 mil. “Daqui algum tempo serão 230 mil passageiros. Eles serão transportados com conforto, em trens com maior segurança e maior rapidez, com estações mais bem arrumadas”, adiantou o governador.
As obras de modernização da Linha F, que trarão mais conforto e segurança aos usuários, integram o Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, que prevê investimentos de R$ 6,3 bilhões nas seis linhas da CPTM até 2010, com a transformação de 160 quilômetros de vias da CPTM em metrô de superfície.
Fazem parte desse plano de expansão, os 99 novos trens que o Governo do Estado está adquirindo. “Nunca se fez um investimento tão grande no transporte de trilhos, que é fundamental para descongestionar a região da Grande São Paulo e ajudar o desenvolvimento do Estado”, disse.
Composições
Nesta terça, além das estações, o governador entregou três composições reformadas. Esta ação marca a revitalização da frota de trens em operação na Linha F. As composições voltam à circulação após completa reforma para melhorar as condições de conforto, segurança e confiabilidade, com a recuperação e revisão geral de diversos equipamentos e componentes.
O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, disse que a entrega de hoje completa a reforma da frota de trens da Linha F. “Quando fui chamado pelo governador para ser secretário, há um ano, esta era a pior linha de São Paulo e cheguei a dizer que ela era indigna, porque não tinha respeito com os cidadãos. Agora a Linha F é uma linha com padrão de metrô de superfície”, contou o secretário.
Leia também:
Jovens Cidadãos são treinados para atuar no Metrô
Manoel Schlindwein com Secretaria dos Transportes Metropolitanos
01/29/2008
Artigos Relacionados
Covas inaugura mais duas estações de trem na Marginal Pinheiros
Covas entrega mais duas estações de trem na marginal Pinheiros
Covas entrega mais duas estações de trem na marginal Pinheiros
Covas entrega mais duas estações de trem na marginal Pinheiros
Covas entrega mais duas estações de trem na Marginal Pinheiros
FOTOS - Covas entrega mais duas estações de trem na marginal Pinheiros