São Paulo recebe evento sobre o mercado turístico
Na segunda-feira (14) foi iniciado o 26º Cihat (Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo), em São Paulo. O evento vai até o dia até 16 de outubro e é realizado Palácio de Convenções do Anhembi.
Em paralelo, também é realizada a Feira Internacional de Produtos, Serviços e Sustentabilidade para Gastronomia, Hotelaria e Turismo.
O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, disse que o setor deve oferecer preços competitivos. “Não podemos supor que a invisível lei da oferta e da procura possa, sozinha, reger o mercado turístico, pois elevaremos os preços, e não só os aviões, à estratosfera”, afirmou.
Referindo-se às tarifas aéreas, Dino destacou que “a cobrança arbitrária de preços abusivos é condenada pela legislação brasileira”.
O deputado Arnaldo Faria de Sá apoiou a proposta da Embratur de uma política de Céus Abertos. “Temos de abrir rotas que hoje estão na mão só de TAM/Lan e Delta/Gol. O turismo não pode ficar na mão só dessas duas empresas”, afirmou.
Dino também ressaltou o aumento na presença de turistas estrangeiros nos próximos anos, graças aos megaeventos. “Acabados os megaeventos, o principal saldo que teremos é de imagem. Se algumas empresas do setor cobrarem preços abusivos, isso pesará negativamente na avaliação final dos estrangeiros e, portanto, em seu desejo de retorno”.
Turismo e o PIB brasileiro
O secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, também compareceu ao congresso e falou sobre o potencial turístico do país e a necessidade de aproveitar os recursos naturais para fortalecer o ecoturismo, como a visitação de parques e o turismo de natureza, ainda pouco explorados.
Também ressaltando a importância do turismo para o Brasil, Flávio Dino, afirmou que o turismo representa 3,7% do PIB brasileiro, gerando uma renda de R$ 3,7 bilhões
Fonte:
Blog Aquarela 2020
24/10/2013 16:07
Artigos Relacionados
Arujá recebe recursos do governo para evento turístico
Mercado turístico se adapta a pessoas com deficiência
Festival vai promover mercado turístico para pessoa com deficiência
Brasil participa de evento turístico que reúne países das Américas
São Paulo recebe evento latino-americano do setor náutico
São Paulo recebe evento que reúne 705 Pontos de Cultura paulistas