Festival vai promover mercado turístico para pessoa com deficiência
A Mostra de Turismo Sustentável do Iguaçu acontece em Foz do Iguaçu (PR) no dia 18 de junho, paralelamente ao 5º Festival de Turismo das Cataratas e tem como tema principal a adaptação do mercado turístico para incluir e atender a pessoa com deficiência.
Uma das palestras será apresentada pelo consultor de turismo Ricardo Shimosakai. Segundo ele, o mercado para atender as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida pode trazer muitas oportunidades de negócios, pois ainda é pouco explorado no Brasil.
“O fluxo de turistas com deficiência no Brasil ainda é pequeno pela falta de adequação dos produtos e serviços turísticos”, destaca Shimosakai. Ele lembra que o conhecimento sobre acessibilidade e inclusão da maioria das pessoas ainda é limitado.
“Existem diferentes tipos de deficiência e o turismo deve ser um direito de todos, independentemente de suas necessidades. É importante que a acessibilidade não seja vista como um gasto, e sim como um investimento. E não se deve pensar em caridade, mas sim em inclusão”, ressalta.
O consultor demonstra ter bastante expectativas quanto ao evento e espera passar uma visão mais ampla do que é o turismo adaptado. “Mostrarei formas práticas e eficientes de como se trabalhar com esse segmento, através de exemplos de casos reais”, diz.
O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu é promovido pela Polo Iguassu Feiras & Eventos e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu. O evento tem apoio, ainda, da Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre outras entidades.
Fonte:
Itaipu
Saiba mais sobre os principais destinos do País no Portal Brasil
04/06/2010 11:40
Artigos Relacionados
Mercado turístico se adapta a pessoas com deficiência
Azeredo: é preciso que a inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho seja definitiva
MDA e cooperativas firmam acordo para promover mercado de carbono
São Paulo recebe evento sobre o mercado turístico
Governo trabalha para promover autonomia e garantir direitos para as pessoas com deficiência, diz presidenta
Aprovada na CAE isenção de pedágio para pessoa com deficiência