São Paulo sedia seminário para elaboração do PlanHab
Evento vai reunir secretários de Habitação e delegações dos estados Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro
Acontece
O primeiro seminário aconteceu no início de outubro em Goiânia, envolvendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e o Distrito Federal, que compõem a Região Centro-Oeste. No total, serão cinco eventos, cobrindo as regiões Centro-Oeste, Sudeste, Sul, Nordeste e Norte do País, promovidos pelo Ministério das Cidades, com apoio do Fórum Nacional dos Secretários de Estado da Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU) e da Associação Brasileira de Cohabs (ABC).
O secretário Estadual da Habitação e presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, que também é coordenador regional do Fórum Nacional, ressalta que evento do Sudeste terá grande importância no cenário nacional, pois a região concentra grande parte dos problemas habitacionais do país, exigindo novos esforços e soluções criativas. São adensamentos de famílias vivendo em condições precárias em favelas, cortiços, ocupações irregulares e áreas de risco ou de preservação ambiental, sobretudo nos grandes centros urbanos. “Temos conversado abertamente com o Governo Federal, com municípios paulistas e com a sociedade civil organizada, visando discutir idéias e potencializar recursos para a causa da habitação. O Estado de São Paulo sempre será parceiro no que tange promover o desenvolvimento nas áreas de habitação e saneamento”, afirmou o secretário.
Plano Nacional de Habitação - O PlanHab é a etapa inicial para a implantação de uma política nacional de Habitação e pretende contar, na sua elaboração, com a participação das várias instâncias sociais que atuam no setor habitacional. Uma nova articulação institucional entre os setores públicos e privados deverá ser proposta no plano, que também estabelecerá os critérios para priorizar o atendimento habitacional, a forma de gestão dos recursos, as metas físicas e financeiras e os mecanismos e instrumentos de regulamentação e fomento à produção, entre outros itens.
Além de representantes dos governos federal, estaduais e municipais, participam dos debates profissionais, pesquisadores, professores, lideranças comunitárias e de movimentos sociais, ONGs, entidades empresariais e outros setores.
O evento
Da Secretaria Estadual da Habitação
(S.M.)
10/14/2007
Artigos Relacionados
SP sedia encontro para elaboração do Plano Nacional de Habitação
São Paulo sedia seminário sobre controles da administração pública no Brasil
São Paulo sedia seminário de lançamento da quarta edição do Prêmio Objetivos do Milênio
Agronegócio: São Paulo sedia II Seminário sobre o Agronegócio Brasileiro e o Mercado Externo
Seminário apresenta guia para elaboração de Planos Regionais
Seminário discute elaboração dos planos municipais de saneamento