São Paulo sedia seminário sobre controles da administração pública no Brasil



Começa nesta segunda-feira (6), em São Paulo, o Seminário Sistema de controles e Estado de Direito no Brasil. O evento, que vai discutir a coordenação dos mecanismos de controle da administração pública federal, faz parte do desenvolvimento da pesquisa do projeto Pensando o Direito, coordenada pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV-Eaesp).

O sistema de controles sobre a administração pública federal brasileira é composto por diversos órgãos internos e externos à estrutura de governo do Poder Executivo. Cada órgão possui atribuições específicas em suas esferas de atuação. O Congresso Nacional, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Controladoria Geral da União (CGU), a Advocacia Geral da União (AGU), o Ministério Público Federal (MPF), e o próprio Poder Judiciário compõem o sistema.

O objetivo da pesquisa é apresentar um diagnóstico sobre como é feito atualmente o controle da administração pública. Intitulado “Reflexos da fragmentação institucional e normativa das atividades de controle da Administração Pública Federal”, o estudo apresenta as dificuldades e possibilidades de aperfeiçoamento do sistema de controles no Brasil.

Na primeira parte do seminário, os pesquisadores apresentarão os resultados da pesquisa, que será lançada em 2011. Na segunda etapa, representantes do TCU, MP de São Paulo, Infraero, AGU, CGU e da Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional irão debater a atividade prática de suas instituições no controle da administração do Estado.


Pensando o Direito

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Assuntos Legislativos (SAL) que investe no desenvolvimento de pesquisas jurídicas como forma de garantir uma análise mais apurada sobre questões que eventualmente necessitam de regulamentação ou alteração legislativa. O Pensando o Direito, realizado desde 2007 em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), já promoveu a elaboração de 43 estudos realizados por 32 instituições.

Fonte:
Ministério da Justiça



06/12/2010 15:15


Artigos Relacionados


Escola de administração pública transmite online seminário sobre proteção social

Agronegócio: São Paulo sedia II Seminário sobre o Agronegócio Brasileiro e o Mercado Externo

ENAP realiza Seminário “Contratação Direta na Administração Pública”

São Paulo sedia seminário para elaboração do PlanHab

São Paulo sedia seminário de lançamento da quarta edição do Prêmio Objetivos do Milênio

José Maranhão relata participação do Brasil em seminário sobre gestão pública