São Paulo terá oito novas estações da CPTM



A estimativa da CPTM é revitalizar ainda neste ano 11 trens da Linha F

O governo de São Paulo prevê investir R$ 5,9 bilhões num pacote de ações que inclui a inauguração de oito estações (uma a cada 22 dias), modernização de trens, equipamentos e revitalização de linhas como a F (Brás-Calmon Viana) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Seis estações serão inauguradas ainda em 2007: Grajaú, Interlagos e Autódromo na Linha C. Essa última entra em operação antes do grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Mais três estações serão entregues na Linha F: USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano, além de Comendador Ermelino e Itaim Paulista, que estão sendo reconstruídas e serão inauguradas no primeiro trimestre de 2008.

“Nós vamos praticamente dobrar a capacidade de transporte e melhorar as condições de conforto e segurança para a população da zona Leste”, destaca o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella. A meta da CPTM é saltar da atual marca de 1,5 milhão de passageiros transportados por dia para três milhões até 2010.

“A Linha F terá cinco novas estações dotadas de todas as facilidades de acesso, trens modernizados e novos sistemas de sinalização e energia, aumentando a confiabilidade e regularidade dos nossos serviços”, completa Portella.

No caso da Linha C, as novas estações foram construídas ao longo de 8,5 km de via, o que elevará para 32,8 km de extensão o total de trilhos em operação na zona Sul. A linha receberá mais 12 novos trens – três deles nos próximos meses - e a expectativa da CPTM é aumentar dos atuais 125 mil usuários/dia para 170 mil com as três novas estações.

Com o ato, quebra-se um jejum do governo paulista: há sete anos não se inaugurava uma estação da CPTM. A última estação entregue aos paulistanos foi na Linha C pelo ex-governador Geraldo Alkcmin em 23 de março de 2001 com a inauguração da Vila Olímpia. 

Trens

A estimativa da CPTM é revitalizar ainda neste ano 11 trens da Linha F; outros quatro já foram entregues no primeiro semestre. A medida beneficiará diretamente cerca de 137 mil usuários que utilizam o trecho nos dias úteis. Além da reforma, a meta é reduzir o intervalo de 11 para seis minutos.

Entre as melhorias nos trens estão a pintura, substituição dos bancos e janelas e a instalação de um novo piso, com revestimento de borracha, portas com sistema mecânico/pneumático e travamento, impedindo, desta forma, sua abertura indevida.

Outra preocupação foi incluir itens de acessibilidade como estribos para diminuir o vão entre o trem e a plataforma e implantação de sinal luminoso indicativo de abertura e fechamento de portas para pessoas com deficiência auditiva.

Segundo a CPTM, a ação faz parte do plano de modernização de 45 trens, para as seis linhas da CPTM, orçado em R$ 374 milhões e com entrega das composições previstas até 2010.

Expresso Leste

A extensão do Expresso Leste (Luz-Guaianazes) está prevista no programa de modernização das seis linhas da CPTM. O início das obras deverá ocorrer em 2008 e a entrega para o segundo semestre de 2010.

O projeto inclui intervenções em via permanente, rede aérea, energia, sinalização e telecomunicações em um trecho de 13 quilômetros , que atenderá na primeira fase os municípios de Ferraz de Vasconcelos, Poá e Suzano.Haverá reconstrução das atuais estações de Ferraz de Vasconcelos, Calmon Viana e Suzano, além da modernização de Antônio Gianetti, Poá e Mogi das Cruzes.

Cleber Mata

Com Assessoria de Comunicação da CPTM



08/24/2007


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