Sarney abre congresso nacional dos sindicatos autônomos de transporte de carga
O presidente do Senado, José Sarney, abriu hoje no Auditório Petrônio Portella, do Senado Federal, o Congresso Nacional dos Sindicatos de Transportadores Autônomos de Carga e das outras entidades ligadas ao Movimento União Brasil Caminhoneiro. A ex-ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência de República pelo PT, Dilma Rousseff, participou da solenidade ao lado de Sarney.
O presidente Sarney, em seu discurso, brincou com a forma com que iniciava seus discursos como presidente da República (entre 1985 e 1990), ao se dirigir à audiência com a expressão "caminhoneiras e caminhoneiros". Lembrou que passou parte da infância na boleia do primeiro caminhão a chegar a sua cidade, Pinheiro (MA), quando tinha apenas sete anos de idade. Sarney contou que viajou com a família num caminhão dirigido por Caetano Costa, e que seu pai, Ribamar, por superstição, exigiu que chegassem todos ainda em julho, para evitar o mês de agosto. Por isso, o velho Caetano teve que dirigir inclusive à noite. "Em estradas de boi, de terra, porque não havia asfalto", lembrou. O presidente do Senado garantiu ainda que, em sua longa vida política, sempre teve o apoio eleitoral dos caminhoneiros.
Também presente à cerimônia, o senador Paulo Paim (PT-RS) prometeu aprovar no Congresso Nacional o projeto de sua autoria que cria o Estatuto do Motorista Profissional (PLS 271/2008). O projeto será tema de audiência pública no Senado Federal nesta quarta (28), na Subcomissão Permanente em Defesa do Emprego e da Previdência Social, subordinada à Comissão de Assuntos Sociais (CAS), como parte do congresso dos trabalhadores.
Também participaram da solenidade os senadores Francisco Dornelles (PP-RJ), Ideli Salvatti (PT-SC), Aloizio Mercadante (PT-SP) e Serys Slhessarenko (PT-MT).
27/04/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney abre trabalhos do Congresso Nacional e defende alteração no rito das MPs
Veículos de transporte de carga poderão ser isentos de IPI
Sarney reabre os trabalhos do Congresso Nacional
Operação da ANTT busca regularizar transporte de carga
Na pauta da CI, redução de imposto para transporte de carga autônomo
Profissionais autônomos formalizados têm até esta 3ª para entregar declaração do Simples Nacional