Veículos de transporte de carga poderão ser isentos de IPI



Em reunião nesta terça-feira (9), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) examina projeto de lei da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) que prevê a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos automotores de peso, em carga máxima superior a cinco toneladas, desde que destinados exclusivamente ao transporte de mercadorias e cargas.

Em sua justificação, Lúcia Vânia argumenta que a isenção de IPI trará benefícios, tais como a maior renovação da frota de veículos de carga, mais segurança nas estradas e incremento das vendas nesse segmento da economia, com todos os reflexos econômicos dele advindos.

Para o relator, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM), o PLS 278/04 é meritório, mas precisa ser adequado às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, por implicar renúncia fiscal de porte. Assim, ele incluiu emenda para exigir que a isenção seja estimada pelo governo e incluída no projeto de lei orçamentária para o ano subseqüente.

A CAE examina ainda o PLS 249/04, do senador Edison Lobão (PFL-MA), que altera a legislação de Imposto de Renda Pessoa Física para permitir a dedução de despesas com doações a instituições filantrópicas. Ele argumenta não haver sentido em se permitir essa dedução para pessoas jurídicas e vedá-la a pessoas físicas.

Em seu parecer favorável, o senador Mão Santa (PMDB-PI) chama a atenção para o fato de o projeto não representar aumento de renúncia fiscal, uma vez que a dedução fará parte do atual patamar de 6% do valor do imposto devido dedutível por cada contribuinte.

Segundo o relator, o projeto apenas amplia o leque de doações dedutíveis, que inclui os fundos em benefício da criança e do adolescente e as atividades ligadas à cultura e ao audiovisual,acrescentando entidades filantrópicas como as Santas Casas.

Para restringir o benefício a entidades verdadeiramente filantrópicas, Mão Santa apresenta emenda ao projeto, exigindo que as beneficiadas estejam registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).



08/05/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Veículos de transporte escolar poderão ser isentos de impostos

Máquinas e veículos de carga para agricultor familiar podem ficar isentos de IPI

Veículos de transporte escolar só poderão ter até 10 anos de uso

Veículos apreendidos poderão ser destinados ao transporte escolar

Veículos de socorro ficarão isentos de penalidades no trânsito

Circos poderão ficar isentos de ISS