Sarney abre novo curso e destaca trabalho da Unilegis



Com a presença dos presidentes do Senado, José Sarney, e do Supremo Tribunal Federal (STF), Maurício Corrêa, a Universidade do Legislativo (Unilegis) abriu na quinta-feira (29) o curso de especialização em Controle de Constitucionalidade, destinado a um grupo de 50 servidores do Legislativo e do Judiciário, e considerado um marco da fase de trabalho vivida pela entidade.

Reitor da Unilegis, José Sarney tem ressaltado a importância da atuação "nem sempre tão visível" da universidade, em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), para a formação de recursos humanos e divulgação de conhecimento, visando melhorar o desempenho do Legislativo e o intercâmbio com os outros Poderes. Para o senador, o novo curso vai contribuir para resolver muitas dúvidas no dia-a-dia do funcionamento do Legislativo e do Judiciário:

- A Constituição de 1988 dá margem a muitos problemas de interpretação, por ser híbrida de parlamentarismo e presidencialismo, e feita com os olhos voltados para o passado, e não para o futuro. É por isso que chegamos a 1.500 emendas em tramitação nestes últimos anos, e 43 delas foram aprovadas, mudando a Constituição - disse.

O curso, com duração de um ano, foi desenvolvido em parceria da Unilegis com a Consultoria Legislativa do Senado. Todos os alunos são formados em Direito e têm experiência na área constitucional, sendo a metade de servidores do Supremo e os demais pertencentes aos quadros da Câmara dos Deputados, Senado, Tribunal de Contas da União (TCU) e órgãos conveniados.Com a experiência de quem já foi reitor da Universidade Federal de São Carlos (1970/1974) e da Universidade das Nações Unidas em Tóquio (1987/1997), o presidente do Conselho Universitário da Unilegis, Heitor Gurgulino de Souza, acredita ter motivos suficientes para apostar na expansão da entidade.

- A nossa Unilegis ainda é muito jovem, mas já tem um passado, um presente, e podemos antever um grande futuro, graças ao vigoroso apoio que temos recebido do presidente José Sarney, do 1º secretário do Senado, Romeu Tuma, bem como dos servidores desta Casa - assinalou.

Criada em 2001, a Unilegis está diplomando este ano a primeira turma do curso de especialização em Direito Legislativo, e abriu também um outro, na área de Administração Legislativa, ambos presenciais. Estão adiantados os estudos para implantação de um curso à distância de pós-graduação em utilização da Tecnologia da Informação dirigido a servidores do Legislativo.

O Conselho Superior da Unilegis é presidido por José Sarney, tendo Gurgulino como vice-reitor acadêmico e o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, como vice-reitor executivo. Também integram o Conselho Raimundo Carreiro Silva, secretário-geral da Mesa, e Sérgio de Oliveira Penna, consultor-geral legislativo.



03/05/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Unilegis inaugura novo curso de pós-graduação

Unesp abre novo curso em Botucatu

Unilegis dá início a curso de Direito Constitucional

Unilegis oferece curso de Administração Legislativa

Sarney abre sessão para discutir novo CPP

Sarney destaca trabalho da TV Brasil ao comemorar quatro anos da EBC