Unilegis dá início a curso de Direito Constitucional



O curso de especialização lato sensu de Direito Constitucional da Universidade do Legislativo Brasileiro (Unilegis) teve início nesta segunda-feira (11), com aula inaugural proferida pelo advogado Arnaldo Godoy, do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP). O diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, cumprimentou os 50 alunos inscritos no curso e elogiou a "parceria inteligente" com o IDP, que acaba de completar dez anos de existência.

- O Senado procura valorizar seus quadros técnicos e administrativos, investindo na sua formação, tendo se transformado num pólo de difusão de tecnologias e conhecimento - disse Agaciel, que destacou que atualmente há 235 alunos de pós-graduação da Unilegis, nas áreas de Ciência Política, Direito Legislativo, Comunicação Legislativa e Administração Legislativa.

O diretor-geral mencionou a vontade política, a liderança e a determinação do presidente da Casa, Garibaldi Alves Filho, e do 1º secretário, Efraim Morais, para que iniciativas de parcerias como essa se realizem. Salientou ainda a qualificação profissional dos docentes do IDP, entre os quais se encontram, segundo ele, os mais respeitados juristas e doutrinadores do país, entre doutores, mestres, juízes, membros do Ministério Público, e ministros das mais altas Cortes, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, além de ministros de Estado.

Agaciel agradeceu ao consultor-geral da Consultoria Legislativa do Senado, Bruno Dantas, pela iniciativa de criação do curso.

O palestrante da noite, Arnaldo Sampaio de Moraes Godoy, proferiu palestra sobre sua obra "A História do Direito entre Foices, Martelos e Togas: Brasil - 1935-1965", que relata autos de processos de figuras históricas como Olga Benário, mulher do comunista Luiz Carlos Prestes entregue à Gestapo de Hitler durante a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas.

- Quis oferecer a vocês uma discussão sobre direitos humanos e valores humanos, num libelo e grito à proteção e à dignidade da pessoa humana - salientou Arnaldo Godoy, em cujo livro constam ainda a história de um tio de Zélia Gattai - escritora e esposa do escritor Jorge Amado falecida recentemente - que morreu durante a travessia para o Brasil e foi jogado ao mar, e de outras personalidades brasileiras, como a do escritor João Cabral de Melo Neto e Carlos Heitor Cony.

O evento, que aconteceu no Plenário 2 da ala Senador Nilo Coelho do Senado, contou com a presença da vice-reitora acadêmica da Unilegis, Vânia Maione, da diretora-executiva do Instituto do Legislativo Brasileiro (ILB), Denise Zoghbi, e dos juristas do IDP Paulo Gustavo Branco e Luiz Fernandes, que compuseram a mesa. A data do evento, não por acaso, comemora o dia do advogado e a instituição dos cursos jurídicos no país.

O Curso de Direito Constitucional está se iniciando em um momento em que o Senado comemora os 20 anos da Constituição, a serem completados em outubro.

11/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Curso de Direito Legislativo marca início das atividades da Unilegis

Inscrições para nova turma de curso Direito e Economia da Unilegis terminam nesta terça

Unilegis inaugura novo curso de pós-graduação

Unilegis oferece curso de Administração Legislativa

Sarney abre novo curso e destaca trabalho da Unilegis

Unilegis forma alunos em curso de Administração Legislativa a distância