Sarney anuncia novidades no sistema de comunicação do Senado



Em comunicação oficial à Casa, o presidente do Senado, José Sarney, informou que, nesta quarta-feira (28), os senadores e leitores do Jornal do Senado passarão a receber esse periódico impresso em cores. Ele exibiu um número experimental do tablóide e anunciou que essa é a primeira de uma série de mudanças no setor de comunicação social da instituição.

Sarney disse que essas providencias estratégicas aparelharão o Senado para cumprir melhor ainda sua missão institucional. "O Parlamento moderno exige transparência, aliada a uma participação e fiscalização cada vez mais intensa da sociedade. É isso que estamos buscando e que a Presidência tem a satisfação de comunicar ao Plenário".

De acordo com o presidente do Senado, há oito anos muitos não acreditavam no avanço que esses serviços de comunicação teriam, sobretudo o jornal. "Era um veículo muito simples, que começou com 1.500 exemplares, distribuídos basicamente em Brasília. Hoje o Jornal do Senado, em formato tablóide, alcança uma tiragem de 68 mil exemplares, distribuídos diariamente em todo o país. Há municípios brasileiros onde só circula o Jornal do Senado ".

Ainda no âmbito do jornal, Sarney disse que, para municiar o debate parlamentar, breve esse veículo passará a publicar encartes temáticos, assim como entrevistas abrangentes de temas nacionais com cada um dos senadores.

Ele destacou o crescimento da Agência Senado, que divulga as notícias da Casa via Internet. Também afirmou que é crescente a audiência da Rádio Senado, tanto na emissão em freqüência modulada como em ondas curtas, que hoje alcança todo o território nacional.

O presidente do Senado anunciou que, dentro de algumas semanas, serão treinados dois funcionários de cada gabinete para operarem um software que tornará possível a transmissão imediata de entrevistas de senadores para emissoras de seus estados.

Sobre a TV Senado, Sarney disse que, além da produção de novos programas, breve a Casa vai inaugurar um novo estúdio, mais amplo e mais moderno. Ele ainda informou que há entendimentos para abrir o sinal de TV do Senado em UHF, em parceria com as assembléias legislativas, prefeituras e câmaras municipais.

- Atualmente, o sinal da nossa TV é disponibilizado no satélite Brasilsat e pode ser captado pelo público via cabo e antenas parabólicas, o que significa um universo de 44 milhões de telespectadores. Com o sinal aberto, a TV Senado vai estar disponível para um número muito maior de telespectadores em todo o pais.

Da mesma forma, o presidente do Senado anunciou a expansão do serviço Voz do Cidadão, que vai ampliar a interatividade do Senado com a opinião pública. Ele informou que o novo sistema vai permitir a realização de pesquisas junto à população, pelas quais se poderá avaliar de que forma o povo está reagindo à atuação de cada um dos senhores.




27/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comunicação: TV Cultura amplia jornalismo e oferece mais novidades na sua programação

Mão Santa defende sistema de comunicação do Senado

Paulo Duque destaca importância do sistema de comunicação do Senado

Paulo Duque destaca importância do sistema de comunicação do Senado

Jorge Viana destaca importância do sistema de comunicação do Senado

FRANCESES ELOGIAM SISTEMA DE INFORMÁTICA E COMUNICAÇÃO DO SENADO BRASILEIRO