Sarney apresenta atividades do Senado Cultural para 2009



A apresentação das atividades do Senado Cultural para o ano de 2009 será feita no próximo dia 25 de março, às 11h30, na sala de reuniões da Presidência do Senado. Na ocasião, o presidente José Sarney assinará convênios com diversas entidades que estabeleceram parcerias para a realização dos eventos que ocuparão os principais espaços da Casa até o final do ano. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, que já confirmou presença, é um desses parceiros.

Também participarão da solenidade o superintendente do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini; o diretor de atividades culturais da Fundação Memorial da América Latina, Fernando Calvozo; o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes; e o presidente da Aliança Francesa de Brasília, Ernesto Silva. O Senado também firmou parcerias com a Biblioteca José Mindlin, cujo convênio já foi assinado, e com a Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), que formalizará o acordo posteriormente.

Os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Marco Maciel (DEM-PE), coordenadores do Senado Cultural, deverão apresentar a nova logomarca, a vinheta e a página do Senado Cultural. Será lançado o edital do projeto Pratas da Casa, com o regulamento para que os servidores do Senado possam se inscrever para participar dos diversos shows que serão realizados até o final do ano.

Durante o mês de abril, o Senado Cultural realizará, no auditório do Interlegis, uma palestra com Joãosinho Trinta. Em seguida ele autografará o livro O Brasil é um Luxo - Trinta carnavais de Joãosinho Trinta, que reúne informações sobre os desfiles do grupo de elite das escolas de sambas do Rio de Janeiro, além de depoimentos de artistas brasileiros.

Ainda em abril será prestada uma homenagem a Dom Helder Câmara com o lançamento da reedição de O Artesão da Paz - Dom Helder Câmara, a realização de uma sessão especial em homenagem ao seu centenário, uma exposição e a exibição do filme "Dom Helder Câmara - O santo rebelde, da cineasta Erika Bauer. Também está prevista para esse mês a abertura da exposição Clarice Lispector - A hora da estrela, uma parceria com o Museu da Língua Portuguesa.

Graciliano Ramos e José de Alencar serão homenageados em maio. Da Biblioteca José Mindlin, o Senado relançará a última versão datilografada de Vidas Secas e realizará exposição de fotos comemorativa dos 70 anos da obra. Também de Graciliano será lançada a caderneta de anotações de sua viagem à Checoslováquia e à União Soviética.A TV Senado exibirá documentário sobre o autor. Os 180 anos de nascimento de José de Alencar serão comemorados com a edição completa dos seus textos políticos.

Maio também será o mês da música no Senado Cultural. Em parceria com o Clube do Choro, será realizado show para recordar os 40 anos de falecimento de Jacob do Bandolim. Dentro do projeto Pratas da Casa, está prevista apresentação celebrando os 100 anos de nascimento de Ataulfo Alves. Na ocasião haverá o lançamento do DVD em homenagem aos 50 anos da Bossa Nova, reunindo os melhores momentos dos shows realizados pelo Senado em 2008.

A cultura popular será o tema dos eventos do Senado Cultural em junho, fechando o primeiro semestre. O Mestre Vitalino será homenageado com uma exposição de seus trabalhos. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) ofereceu obras do seu acervo. Patativa do Assaré também será homenageado. Haverá um show para celebrar Luiz Gonzaga. Em parceria com o Memorial da América Latina, será montada uma exposição cujo tema é o São João.



20/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Maciel apresenta programação cultural para 2009

Sarney enaltece trabalho de senadores e apresenta números relacionados à produtividade do Senado em 2009

Sarney apresenta balanço de atividades do Senado e encerra trabalhos de 2011

Cultura: Oficina Cultural Oswald de Andrade apresenta atividades sobre Arte nas Ruas

Sarney apresenta relatório de atividades legislativas de 2011

José Agripino faz balanço das atividades do Senado em 2009 e lamenta a não regulamentação da Emenda 29