Sarney assina protocolos de intenções com parceiros do Senado Cultural
O presidente do Senado, José Sarney, participa nesta quarta-feira (25), às 11h30, de lançamento do projeto Senado Cultural 2009. No evento, que ocorrerá na sala de audiências da Presidência, serão divulgadas a logomarca e a página do projeto, assim como os termos do edital "Pratas da Casa", programa de valorização dos cantores e músicos da Casa.
Mesmo não podendo comparecer à solenidade onde os documentos serão formalizados, o bibliófilo José Mindlin será um dos principais parceiros do Senado Cultural 2009. Ele assinou antecipadamente o termo de intenções e já disponibilizou, para publicação, os originais de Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e de Rio de Janeiro Pitoresco, de Louis Buvelot e Auguste Moreau. Também de sua coleção serão relançados A Fada Menina, de Lúcia Miguel Pereira e Maria Rosa - Uma Brincadeira de Carnaval, obra de Vera Kelsey com ilustrações de Cândido Portinari.
O roteiro da solenidade inclui exposições dos senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Demóstenes Torres (DEM-GO), coordenadores do projeto. O superintendente do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos Sartini, confirmou presença à solenidade. O Museu e o Senado estão finalizando detalhes para desenvolver exposições: Clarice Lispector - A hora da estrela, Gilberto Freyre - Intérprete do Brasil e uma terceira sobre Euclides da Cunha. O Senado também sediará o lançamento do Guia da Reforma Ortográfica.
O ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, e o presidente da Eletrobrás, José Antonio Muniz Lopes, também confirmaram o apoio às diversas iniciativas do Senado Cultural. Por meio de convênio de cooperação com a Fundação Memorial da América Latina - representada pelo presidente Fernando Leça e pelo diretor de atividades culturais, Fernando Calvozo - o Senado fará exposição de arte popular sobre as festas de São João. Ela ocupará o espaço conhecido como Senado Galeria.
A Aliança Francesa também é parceira do Senado Cultural 2009. Seu presidente Ernesto Silva e sua diretora Pascale de Schuyter Hualpa representarão a entidade na solenidade de assinatura de convênios. A parceria prevê a comemoração do Ano da França no Brasil. A Academia Brasileira de Letras, o Sesc e a Fundação Armando Álvares Penteado devem assinar os protocolos de intenções com o Senado em data posterior.
24/03/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney assina com a Fundação Getúlio Vargas protocolo de intenções para modernizar o Senado
Sarney assina protocolo de intenções com a Universidade de Brasília
Habitação: Governo do Estado e Prefeitura de São Paulo assinam protocolos de intenções
Secretaria da Educação firma protocolos de intenções com IBCD e Instituto do Legislativo Paulista
Agricultura assina protocolo de intenções com a Bolívia
Investe São Paulo assina protocolo de intenções com empresa alimentícia