Sarney: Brizola marcou História política do Brasil



O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta terça-feira (22) que a morte do presidente do PDT, Leonel Brizola, representa -a perda de um pedaço da história política do Brasil dos últimos 50 anos, que ele marcou com sua personalidade forte-. Sarney informou que, de acordo com o Regimento, a sessão do plenário desta tarde será levantada em sinal de pesar, depois de prestadas homenagens ao ex-governador. Quanto à votação da emenda constitucional sobre a redução do número de vereadores, prevista para amanhã (23), o senador disse que qualquer decisão depende das lideranças.

Sarney esclareceu que consultará a Mesa sobre a representação adequada da Casa nos funerais de Brizola, e garantiu que os trabalhos legislativos prosseguirão normalmente:- Embora lamentando a morte do Brizola, a vida política vai continuar, o Congresso tem que funcionar - afirmou.

O senador ressaltou que o -nativismo patriótico- característico da atuação de Brizola, era -herança dos caudilhos gaúchos, com Bento Gonçalves e Canabarro, sempre de lança em riste e prontos para a peleja-, e também resultado da influência da infância passada no interior do Rio Grande do Sul, visível nas -imagens e parábolas que usava sempre que falava de política-.

- Fomos adversários políticos, mas sempre tive uma admiração muito grande pela sua coragem e coerência. Brizola era uma personalidade que não comportava neutralidade, sempre tomava posições fortes, gostava da controvérsia. Nenhum político fugiu à sua crítica, desde Jango, de quem foi aliado, até Lula - afirmou.



22/06/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


LUÍS EDUARDO MARCOU A HISTÓRIA DO BRASIL, DISSE HUGO NAPOLEÃO

Renan exalta a importância de Brizola na história recente do Brasil

Morte de Jean Charles marcou história de brasileiros no exterior

Sarney diz que livro de Agaciel servirá à história do Brasil

Sarney recebe pesquisadora da história da Aids no Brasil

Evento apresenta a Memória e História da Política Nuclear no Brasil