Sarney diz que livro de Agaciel servirá à história do Brasil



O presidente do Senado, José Sarney, participou nesta terça-feira (30), na Biblioteca Luiz Viana Filho, do lançamento do livro O Senado e seus Presidentes, escrito pelo diretor-geral do Senado, Agaciel da Silva Maia. Ao parabenizar o autor, Sarney elogiou a obra como uma demonstração de amor ao Senado e disse que, pesquisando a vida dos presidentes da Casa, que também serviram ao Legislativo, Agaciel escreveu um livro que servirá à história do Brasil.

Num resumo da história nacional, Sarney afirmou que a estabilidade do período imperial, que resultou na unidade da nação, só foi conseguida graças a duas instituições - a figura do monarca, que exercia o poder moderador, e a noção da perpetuidade do Senado, conseguida com senadores vitalícios. De acordo com Sarney, uma comprovação dessa perenidade é dada por Machado de Assis, na obra O Velho Senado, quando ele se refere aos senadores como velhos trôpegos que lembravam a perpetuidade da instituição.

Em sua tese de que o Legislativo construiu as instituições nacionais, Sarney também observou que a principal diferença entre a América espanhola e a portuguesa está nos métodos com que foram construídas. Enquanto a América espanhola foi formada em batalhas e guerras, de acordo com o presidente do Senado, a América portuguesa foi produto de uma construção política e institucional, nascida dentro do Legislativo.

Além de Sarney, discursaram na solenidade, destacando o significado da obra, o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Arno Wheling; o ministro Marcos Vilaça, do Tribunal de Contas da União; e o próprio Agaciel Maia, que agradeceu a Sarney como "mentor e orientador" do seu trabalho. Em seu discurso, o diretor-geral contou que, ao longo da pesquisa, se apaixonou pela trajetória de cada biografado, sentindo-se um privilegiado em conhecer fatos tão relevantes para a história do Brasil.

Com 293 páginas, o livro traz a biografia dos 59 senadores que presidiram o Senado, do Império à República, e tem como público alvo historiadores, pesquisadores e estudantes. Junto com o lançamento, foi inaugurada exposição de objetos do acervo formado nos 180 anos de criação do Legislativo. Em meio a documentos antigos e móveis trazidos do antigo Palácio Monroe, foi reconstituído o antigo plenário onde sentavam os senadores.

O livro é um lançamento do Senado e quem quiser adquiri-lo pela Internet poderá obtê-lo acessando o endereço www.senado.gov.br, digitando o subtítulo "Edições Técnicas" e procurando a obra no "Catálogo de Publicações da Casa". O livro custa R$ 30.



30/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Livro conta história de todas as senadoras da história do Brasil

Instituto de Botânica lança livro sobre a história do pau-brasil

LANÇADO NO SENADO LIVRO QUE CONTA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA NO BRASIL

Casa Brasil lança na África livro sobre história da seleção

Interlegis promove lançamento do livro A História do Legislativo no Brasil, de Vamireh Chacon

Sarney: Brizola marcou História política do Brasil