Sarney conversa com o presidente do STF sobre reformas
Ao sair da audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Maurício Corrêa, o presidente do Senado, José Sarney, afirmou que o objetivo principal do encontro foi reafirmar o interesse do Legislativo em manter, com o Poder Judiciário, uma relação de independência e de harmonia.
- Esse bom relacionamento é essencial para proteger a democracia - disse.
Sarney afirmou que o principal tema do encontro foi a reforma do Judiciário, que está na pauta do Senado, nessa convocação extraordinária. Ele disse que o Congresso está aberto para receber e debater todas as sugestões vindas do Judiciário, uma vez que a reforma somente terá êxito se representar consenso entre os poderes.
Maurício Corrêa acrescentou que a conversa também incluiu a reforma da Previdência, dentro do espírito de que as reformas precisam representar um consenso entre os poderes.
- Senti um clima favorável aos pleitos do Judiciário que já expus publicamente: a manutenção da paridade entre integrantes da ativa e aposentados, bem como a permanência do critério da aposentadoria integral. No meu entender, essas conquistas precisam ser mantidas, não somente para os atuais magistrados e funcionários, mas também para aqueles que vierem a ingressar no serviço público - destacou.
Sarney foi ao STF acompanhado dos líderes do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP) e do PMDB, senador Renan Calheiros. Para esse último, a idéia de envolver senadores desde o início das negociações, ainda na Câmara, sobre as reformas, é muito boa porque queima etapas e facilita a busca do consenso.
09/07/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Presidente da Fiesp conversa com Sarney sobre reformas
Presidente da Caixa conversa com Sarney sobre programa Minha Casa, Minha Vida
Sarney conversa com presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros
Sarney conversa com Lula sobre crise
Sarney conversa com Rosinha Garotinho sobre problemas do Rio
Sarney conversa com João Paulo sobre pauta de votações