Sarney define com líderes calendário de votações



O presidente do Senado, José Sarney, reuniu-se na noite desta terça-feira (11) com os líderes partidários para discutir o calendário de votações das reformas propostas no início do ano pelo governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A previsão é de que a reforma previdenciária terá sua votação concluída no dia 15 de dezembro, enquanto o exame da reforma tributária pelo Senado pode ser votado até em 27 de dezembro, caso não haja um acordo entre governo e oposição que possibilite a deliberação em prazo inferior.

Os líderes Tião Viana (AC), do PT, e José Agripino (RN), do PFL, saíram da reunião explicando que o relatório da reforma tributária será lido nesta quarta-feira (12) em Plenário, passando a transcorrer então o prazo de debate em cinco sessões deliberativas para a emenda ser votada em primeiro turno, caso não haja emendas em Plenário. Depois, de acordo com o regimento interno, será necessário o cumprimento de um interstício de cinco dias úteis para a emenda ser votada em segundo turno.

José Agripino disse que os líderes do governo sugeriram a quebra desse interstício, idéia com a qual ele não concordou.

- É anti-regimental. Com isso o PFL não concorda - avisou. O líder pefelista adiantou ainda que seu partido espera aprovar várias emendas nas duas reformas, o que forçará o retorno dos textos à Câmara dos Deputados e também a autoconvocação do Congresso para trabalhar no recesso.

- O governo vai ter que mobilizar sua base - preveniu ele.

Relator da reforma previdenciária, o líder Tião Viana disse que lerá, nesta quarta-feira (12), na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), seu parecer sobre as mais de 200 emendas apresentadas ao texto. Ele disse que sistematizará seu parecer por temas e informou também que o presidente da CCJ, senador Edison Lobão (PFL-MA), propôs conceder quatro dias de vista para esse parecer. Por acordo de lideranças, esse prazo foi aceito. Encerrando-se esse prazo, na próxima semana, as emendas serão votadas na CCJ. Depois, o texto será submetido a um segundo turno de votação em Plenário.



11/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney convoca líderes para definir pauta de votações da semana

Sarney reúne líderes às 14h30 para definir votações da Reforma Política

Sarney reúne líderes na próxima terça para definir votações do esforço concentrado

Sarney apela a líderes e à oposição para acelerar votações: 'o tempo é curto e já foi consumido o bastante'

Sarney reúne líderes para definir agenda de votações e Mercadante quer votar tudo antes das eleições

Senadores definem calendário de votações