SARNEY DESTACA PERSEVERANÇA E FIDELIDADE DE ANTÔNIO MARIZ



O exemplo de fidelidade de Antônio Mariz ao povo da Paraíba e do Brasil foi destacado hoje (dia 18) pelo presidente do Senado, José Sarney, em nome da Mesa Diretora do Senado e em seu próprio nome, ao associar-se àhomenagem prestada na sessão de hojeàmemória do ex-senador e ex-governador da Paraíba Antônio Mariz.

- Conheci Antônio Mariz ainda moço e desde muito jovem ele já demonstrava os traços que iria seguir ao longo da vida: com a serenidade que não colidia com afirmeza de suas convicções, com o seu caráter, com os seus princípios, e com aquilo que ele achava que era a razão da sua vida política - afirmou Sarney.

O presidente do Senado disse que acompanhou Mariz desde quando este era deputado federal e,durante o seu governo, como um dos diretores do extinto Banco Nacional de Habitação. "E nesta fase assistindo ao seu martírio, o caminho inexorável para onde ele estava caminhando, que era o de abandonar os seus companheiros, os seus ideais e tudo o que ele tinha de dar em benefício da Paraíba", acrescentou.

- Quero trazer o meu sentimento de pesar, e transmiti-lo ao povo da Paraíba, atingido na sua totalidade por esa grande perda. À bancada da Paraíba, onde ele tinha tantos admiradores e tantos amigos. Constantemente nas nossas bancadas nós sempre temos, pelas disputas políticas, áreas de conflitos. Ao contrário disso, na Paraíba, Antônio Mariz tinha, por parte da sua bancada, quase que uma devoção, o respeito e uma admiração pela sua vida e pelo seu talento de homem público - disse Sarney.

- Quero expressar os sentimentos da Mesa também à família de Antônio Mariz, à sua mulher, suas filhas, à sua mãe em nome do Senado Federal. Esta Paraíba que para mim é tão cara, uma vez que também tenho o meu lado paraibano, dos meus avós que na seca de 1921 saíram a pé buscando os vales úmidos do Maranhão.

Disse Sarney que "hoje éum dia de grande pesar nesta Casa, porque relembramos a figurade um grande homem público, de um homem que prestou grandes serviços a esta Casa. Talvez muito mais que pelas suas palavras, mas muito mais pelo seu exemplo. Pelo exemplo de suas convicções, exemplo que ele deu nos momentos mais difíceis em que teve que se afirmar já lutando pela vida e contra aquele sentimento trágico - que Unamuno dizia - da vida, a busca da imortalidade, que sem dúvida ia bater na morte."

- Mariz era o governador de um estado, mas era sem dúvida a expressão de uma luta política, de uma linha de coerência política, e sobretudo ele deixa o exemplo de amor à sua gente e à sua terra. Basta verificar os escritos políticos que ele deixou. São eles sobre o Nordeste, devoção permanente da sua vida, os problemas do Nordeste e da Paraíba, e também sobre problemas sociais - frisou. .

Para Sarney, a preocupação de Antônio Mariz com os direitos humanos "está colocada num opúsculo que ele deixa como marca da sua ação parlamentar. Outra é a sua preocupação social também sobre os trabalhadores rurais. E aí a gente vê a sua definição extraordináriada sua vida nesse tripé; tripé do homem que se preocupa com os direitos individuais, com os direitos humanos e com as coisas mais sagradas da pessoa humana. E o homem que se preocupa com a sua terra e com as suas origens, eo homem que se preocupa também com a situação social da sua gente através do que ele via e representava sobre aposentadoria dos trabalhadores rurais.

- Os grandes homens, depois da sua morte, não devem ser lamentados, mas sim homenageados pelas suas vidas. Antônio Mariz, sem dúvida hoje, perante o seu estado e perante nós que o conhecemos, aqui se define o seu perfil liberto de todas as restrições do seu tempo e das lutas políticas para começar a ser definido em face da história do seu estado e da estória política da sua terra, como homem que definitivamente será guardado para todos os tempos com aqueles contornos que nenhuma palavra, nenhum elogio, nada poderá modificarnem agregar. Será a imagem eterna, de pedra da eternidade, da sua vida.

Disse José Sarney que "o Senado, pela palavra de todos os oradores, pouco a pouco foi definindo e ao final da sessão todos nós já pudemos ter uma síntese daquilo que fica de Antônio Mariz:o seu exemplo, a sua dignidade, a sua perseverança, a sua fidelidade à sua terra e ao povo brasileiro".



18/06/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova homenagem ao governador Antonio Mariz

LUCENA HOMENAGEIA MEMÓRIA DE ANTÔNIO MARIZ

SUASSUNA HOMENAGEIA EX-SENADOR ANTÔNIO MARIZ

RONALDO HOMENAGEIA MEMÓRIA DE ANTÔNIO MARIZ

Suassuna destaca perseverança e coerência de Brizola

Projeto que homenageia ex-senador Antonio Mariz é aprovado pelo plenário