Sarney diz que governo Dilma será grande e terá apoio do Congresso



Para o presidente do Senado, José Sarney, a gestão da nova presidente da República, Dilma Rousseff, que se inicia neste dia 1º de janeiro, terá êxito, porque ela poderá contar com o apoio do Congresso e do próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lhe transmitirá a faixa.

- Ela vai fazer um grande governo porque vai dar continuidade ao governo do presidente Lula, e ao mesmo tempo, ela é uma excelente administradora, conhece profundamente todos os programas em andamento e vai acompanhá-los e terminá-los - disse, ao chegar ao Congresso Nacional neste sábado (1º) para a posse presidencial.

Sarney disse não estar pessimista com problemas que a presidente Dilma possa enfrentar em sua relação com o Parlamento, pelo contrário, se disse otimista, já que a base governista é forte e, segundo ele, todos irão ajudá-la a realizar um bom governo. O senador mencionou que, na nova legislatura, o Congresso continuará a fazer a revisão de todos os códigos, cujo trabalho já se iniciou - os Códigos de Processo Civil e de Processo Penal foram aprovados em dezembro no Senado e já seguiram para a Câmara, e que a reforma política mais uma vez é considerada prioridade.

- Vamos promover a reforma política, se não fizemos ate agora, vamos fazer esforço para que isso ocorra - garantiu.

Ele também minimizou futuros problemas com a aprovação da proposta de salário mínimo, que ficou fixada em R$ 540, como constava no orçamento.

Questionado pela imprensa sobre as principais diferenças entre as gestões Lula e Dilma, Sarney afirmou que a administração Lula teve uma conotação política, até mesmo por sua história de vida e por sua trajetória até ter sido eleito para a Presidência. Já a gestão Dilma será mais voltada para a parte da administração, destacou.

Sarney também negou que tenha sido um dos principais conselheiros do presidente Lula e salientou que manterá as "relações que sempre teve" com Dilma, que considera amistosas.

- Mas agora ela é a presidente da República e eu sou um simples senador - disse.



01/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rio Grande do Norte terá apoio técnico nas obras de mobilidade urbana

Valmir Amaral diz que Congresso terá grande responsabilidade para aprovar reformas

Sarney saúda senadores e afirma que instituição terá em 2010 'o desafio de uma grande pauta de votações'

Simon pede apoio do Congresso a Dilma e elogia ações anticorrupção

Sarney diz que Dilma quer trabalhar em harmonia com o Congresso

Dilma entrega mensagem ao Congresso e pede apoio para a reforma política