Sarney diz que Sérgio Vieira de Mello era um dos melhores homens do Brasil



-É um atentado hediondo e todos devemos condená-lo-, disse o presidente do Senado, José Sarney, ao comentar a morte do embaixador Sérgio Vieira de Mello, que chefiava a missão da ONU em Bagdá e perdeu a vida no mais grave atentado perpetrado no Iraque desde a deposição do regime de Saddam Hussein.

Sarney o definiu como uma das mais respeitadas figuras da diplomacia internacional e -um dos melhores homens do Brasil, um talento do nosso país-. Sarney deu seu testemunho de que Sérgio Vieira de Mello destacou-se internacionalmente com uma única missão - a de promover e lutar pela paz, expondo sua vida e colocando seu talento a serviço das Nações Unidas.

- Foi um homem que fez toda sua carreira dentro da ONU, sem nenhuma influência política, somente pelo seu talento. Era uma grande figura humana. De maneira que perde o Brasil o seu nome mais expressivo na burocracia internacional dos organismos multilaterais - disse o senador.

Vieira de Mello foi uma das vítimas de um caminhão-bomba que destruiu parte do quartel-general da ONU no Iraque, num atentado em que calcula-se terem morrido 17 pessoas. O brasileiro ficou gravemente ferido no momento da explosão e resistiu por mais quatro horas sob os escombros, morrendo em seguida.



19/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE lembra os dez anos da morte de Sérgio Vieira de Mello

Suplicy registra homenagem a Sérgio Vieira de Mello

Suplicy quer garantir homenagem a Sérgio Vieira de Mello

Quintanilha presta homenagem à memória de Sérgio Vieira de Mello

Suplicy felicita Sérgio Vieira de Mello por missão da ONU no Iraque

Suplicy destaca lançamento de livro sobre Sérgio Vieira de Mello