CRE lembra os dez anos da morte de Sérgio Vieira de Mello
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) fará na próxima segunda-feira (19) uma audiência pública para lembrar os dez anos de morte do funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU) Sérgio Vieira de Mello. Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Vieira de Mello morreu em 19 de agosto de 2003, junto com outras 21 pessoas, vítimas de um atentado contra a sede da ONU em Bagdá, no Iraque.
A audiência foi requerida pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). No pronunciamento em que anunciou a apresentação do requerimento, Suplicy disse que a data é triste para o Brasil, para as Nações Unidas e também para todos aqueles que, como ele, acreditam que a paz e a segurança ainda podem ser alcançadas em todo o mundo.
O senador lembrou que o carioca Sérgio Vieira de Mello era conhecido como bom negociador, a ponto de o então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, afirmar que ele era "a pessoa certa para resolver qualquer problema”. Primeiro brasileiro a atingir o alto escalão da ONU, ele atuou em alguns dos principais conflitos mundiais: Bangladesh, Camboja, Líbano, Bósnia e Herzegovina, Kosovo, Ruanda e Timor-Leste.
Foram convidados para a audiência a companheira de Vieira de Mello em seus últimos anos de vida, Carolina Larriera; o chefe da Divisão de Segurança Alimentar, Desenvolvimento e Paz do Ministério das Relações Exteriores, Alberto Fonseca; e a chefe da Assessoria Internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Julia Barros Shirmer. Também devem comparecer representantes da Organização das Nações Unidas (ONU).
A homenagem está marcada para as 18h30, na sala 7 da Ala Alexandre Costa.
16/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Apresentado voto de pesar pela morte de Sérgio Vieira de Mello
Suplicy propõe homenagem a Vieira de Mello nos dez anos de sua morte
Vieira lembra 47 anos da morte de Getúlio Vargas
Sérgio Machado lembra 16 anos da morte de Tancredo
Suplicy registra homenagem a Sérgio Vieira de Mello
Suplicy quer garantir homenagem a Sérgio Vieira de Mello