Sarney e Alfonsín discutem integração
O presidente do Senado, José Sarney, almoçou nesta quarta-feira (2) com o ex-presidente argentino Raúl Alfonsín, com quem discutiu formas de tornar mais estreitos os laços de amizade e respeito mútuo entre Brasil e Argentina.
O almoço foi na residência oficial do embaixador argentino Juan José Uranga e teve também a participação do senador Marco Maciel (PFL-PE) e do embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores.
- Alfonsín foi um dos maiores amigos que o Brasil já teve aqui no continente, é um grande estadista, um homem das Américas. Com ele foi possível a criação dessa unidade Brasil-Argentina, a criação do Mercosul (acordo de livre comércio entre Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) e de toda essa política de integração do continente - disse Sarney na ocasião.
O presidente do Senado informou que, junto com Alfonsín, foi convidado a participar no próximo mês, em Buenos Aires, de conferência sobre as dificuldades enfrentadas pelo Mercosul. Nessa oportunidade, eles discutirão os caminhos que os países integrantes desse mercado comum deverão trilhar, e principalmente como os Parlamentos poderão participar dessas decisões.
Observando que este não foi só um almoço de amigos, Sarney enfatizou, no entanto, a grande felicidade que é para ele rever Raúl Alfonsín. Disse que o ex-presidente argentino é um grande amigo e que essa amizade nasceu na época em que os dois foram presidentes de seus países, consolidando-se ao longo dos últimos anos. Para Sarney, a visita de Alfonsín a Brasília é uma satisfação para ele e uma honra para o Brasil.
02/04/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney vai ao funeral de Raúl Alfonsín
Sarney representará Lula nos funerais de Raul Alfonsín
Sarney elogia Alfonsín em debate sobre a Alca
Sarney lamenta morte do "amigo e homem de Estado" Raúl Alfonsín
Sarney ressalta a coragem e a visão de estadista de Alfonsín em discurso de homenagem ao ex-presidente argentino
Forças Armadas discutem integração logística em São Paulo