Sarney elogia atuação das mulheres na política



O presidente do Senado, José Sarney, abriu, nesta terça-feira (9), a sessão solene do Congresso em comemoração ao Dia Internacional da Mulher homenageando a mulher política - "que participa, em sua dupla jornada, da tarefa de criar famílias e construir o Estado". Sarney ressaltou a importância da contribuição feminina à política, "o universo da incerteza, onde todas as questões estão perpassadas do contingente, onde o único guia é a intuição".

O senador afirmou ainda que, "direta ou indiretamente, sempre tivemos no comando de nossa sociedade as mulheres, com sua extraordinária inteligência intuitiva", e reportou-se às circunstâncias em que, como presidente da República, criou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, em 1985.

- Não foi um gesto paternalista ou conciliador, mas o atendimento à reivindicação de criar, junto ao governo federal, um organismo voltado especialmente para a mulher, com o objetivo essencial de captar os anseios das mulheres brasileiras - disse.

Sarney destacou a rapidez com que vem crescendo o número de mulheres com assento no Senado, e explicou porque a Casa decidiu, em 1998, criar o Prêmio Bertha Lutz, para agraciar personalidades que tenham oferecido contribuição relevante à defesa dos direitos da mulher.

- O Prêmio é um reconhecimento à trajetória de luta e combate em defesa dos direitos da mulher por uma Casa onde seu número tem crescido com grande rapidez, e onde sua combatividade política multiplica a presença da mulher, tornando os debates mais humanos e francos - disse.



09/03/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministra participa de debate sobre atuação das mulheres na política

IEGOR STROEV ELOGIA ATUAÇÃO DE ACM NA POLÍTICA BRASILEIRA

Simon elogia atuação de Dilma na política internacional

Sarney elogia atuação de Dilma diante de crises

EDISON LOBÃO ELOGIA ATUAÇÃO DE SARNEY FILHO

Sarney elogia atuação do Brasil na luta contra subsídios agrícolas dos países desenvolvidos