Sarney encarrega Demóstenes de negociar a redução de subcomissões no Senado
O presidente do Senado, José Sarney, disse nesta quarta-feira (4) que vai encarregar o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) de negociar com líderes partidários e presidentes de comissões e subcomissões a redução do número de colegiados em funcionamento na Casa. Segundo Sarney, a existência de mais de 30 subcomissões vinculadas às 11 comissões permanentes do Senado prejudica o trabalho legislativo da instituição.
- Ontem, por exemplo, um senador disse que está participando de 17 órgãos ao mesmo tempo, o que torna impossível que ele possa atender a todas as demandas a que está designado - salientou.
Em rápida entrevista à Agência Senado, o senador Demóstenes Torres afirmou que aceitará a missão se for convidado pelo presidente Sarney,
- Há um excesso de subcomissões e comissões. Assim não dá para trabalhar - assinalou o parlamentar.
Projeto de Resolução
Também com o objetivo de reduzir o número de colegiados na Casa, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) apresentou, no último dia 20, um projeto de resolução (PRS 16/2011), que altera o Regimento Interno para reduzir de quatro para duas as subcomissões possíveis - permanentes ou temporárias - em cada comissão temática.
Ao justificar a proposta, Pinheiro assinala que se forem criadas todas as subcomissões possíveis, o Senado terá 44 subcomissões, além das 11 comissões permanentes.
04/05/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney vê ‘clima desfavorável’ para Demóstenes no Senado
Demóstenes diz que Sarney deve se afastar de decisões relacionadas a processos no Senado
Senado refletiu vontade popular, diz Sarney sobre cassação de Demóstenes
Sarney prevê redução de 40% da estrutura do Senado
Sarney anuncia redução na estrutura do Senado
Sarney anuncia redução em 50% do número de diretores do Senado