Sarney faz apelo ao governo e ao povo brasileiro para que ajudem o Maranhão



Em discurso no Plenário nesta quinta-feira (30), o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informou que na véspera a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, havia decretado estado de calamidade pública no estado por causa das chuvas que já causaram a morte de cinco pessoas e levaram 27 municípios a situação de emergência. O senador fez um apelo à população brasileira e ao governo para que ajudem os mais de 100 mil desabrigados do estado.

- Quando isso ocorre em outros estados há solidariedade nacional, há presença total do governo. E eu confesso que até agora não estamos vendo essa mesma atitude em relação ao Maranhão. Nesse sentido, renovo o apelo também à população brasileira, aos senadores, a todos, para que tenham com o Maranhão a mesma solidariedade que tiveram com outros estados - pediu.

Sarney informou que as enchentes estão destruindo estradas e cidades do Maranhão, o que obrigou a governadora Roseana Sarney a decretar calamidade pública não apenas nas áreas atingidas, mas em todo o estado.

- A pior notícia que recebemos ontem [quarta-feira] foi sobre a interrupção do tráfego na estrada que liga o Maranhão ao Piauí. Como a estrada que liga o estado ao Pará já está cortada, trata-se de uma calamidade pública total - narrou o senador.

Sarney ressaltou que mais de 30 cidades do Maranhão estão inundadas e que barragens e rios estão sendo monitorados. O número de pessoas precisando de ajuda é de 100 mil de acordo com a Defesa Civil.

- Em um estado pobre e pequeno é de se calcular o que isso significa - disse Sarney, informando que a governadora Roseana Sarney ligou para ele na véspera, comovida, "em lágrimas", pelo que viu nas comunidades atingidas pelas enchentes.

Os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF) e Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestaram solidariedade à governadora, a Sarney e aos habitantes do Maranhão. Suplicy fez um apelo para que o governo envie recursos para a população do Maranhão.



30/04/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso brasileiro faz apelo por paz entre Israel e povo palestino

Sarney diz que PMDB é "o partido do povo brasileiro"

Roseana Sarney propõe homenagem às três raças formadoras do povo brasileiro

Sarney destaca papel de dos veículos de comunicação do Senado na ‘conexão com o povo brasileiro’

"O povo brasileiro já decidiu que quer a Amazônia preservada", afirmou deputado federal Sarney Filho, durante a vigília no Plenário do Senado.

Roseana Sarney assume governo do Maranhão