Sarney diz que PMDB é "o partido do povo brasileiro"
Em sessão especial em homenagem aos 40 anos de fundação do MDB nesta quinta-feira (23), o senador José Sarney (PMDB-AP), que já foi presidente da República pelo PMDB, disse que é uma honra pertencer ao partido mais antigo do país - partido, segundo ele, do povo brasileiro. Ao relembrar parte da trajetória de criação dos partidos no Brasil, ele afirmou que comemorar a vida de um partido brasileiro que completa 40 anos é um grande feito para a democracia brasileira.
- É uma honra completarmos 40 anos e podermos dizer à Nação que somos o partido de onde saíram todos os partidos do Brasil. Somos um partido que tem no seu estatuto a pregação da democracia interna, e que ninguém pense que pode ser dono dele, porque nós somos um partido de todos, somos um partido do povo brasileiro - destacou o senador.
Na opinião de Sarney, houve apenas dois grandes partidos políticos criados no Brasil dentro da concepção de partidos nacionais: a UDN (União Democrática Nacional) e o PMDB. Os demais, segundo ele, foram circunstanciais e regionais. O senador lembrou ainda que, durante sua gestão na Presidência da República, o PMDB mostrou-se ser um partido das grandes causas nacionais, ao assumir o lema "Tudo pelo social".
- Foi com essa idéia que cumprimos o programa do PMDB na Presidência da República. Hoje, quando se fala das causas populares, deve-se dizer que foi o PMDB que começou tudo. A virada pela visão social no Brasil foi feita pelo PMDB - lembrou Sarney.
Em seu pronunciamento, Sarney lembrou ainda grandes nomes do partido, como Ulisses Guimarães, Tancredo Neves, Itamar Franco, Franco Montoro, Oscar Passos, Paulo Brossard, Teotonio Vilela e Dílson Funaro.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) lembrou que ingressou na política pelo PMDB - segundo ele, um "partido irmão, de campanhas memoráveis para a democratização do Brasil e para a ética na política".
23/03/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney faz apelo ao governo e ao povo brasileiro para que ajudem o Maranhão
Roseana Sarney propõe homenagem às três raças formadoras do povo brasileiro
Sarney destaca papel de dos veículos de comunicação do Senado na ‘conexão com o povo brasileiro’
Sarney ao PMDB: afastar-se de Lula é afastar-se do povo
"O povo brasileiro já decidiu que quer a Amazônia preservada", afirmou deputado federal Sarney Filho, durante a vigília no Plenário do Senado.
PMDB, um partido que destrói sua história