Sarney inaugura exposição sobre os 200 anos da Biblioteca Nacional
O presidente do Senado, José Sarney, inaugurou nesta terça-feira (18) a exposição Biblioteca Nacional 200 anos - uma defesa do infinito. Sarney estava acompanhado do presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Galeno Amorim. Mais cedo, o Plenário realizou uma sessão especial em homenagem aos 200 anos da Biblioteca Nacional.
Sarney disse que a primeira vez que visitou a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, foi no ano de 1950, na "época da Copa que o Brasil perdeu para o Uruguai". Ele elogiou as instalações da exposição e pediu uma salva de palmas para a Biblioteca Nacional. A diretora da Biblioteca do Senado, Simone Bastos Vieira, agradeceu o empenho de todos envolvidos na montagem da exposição.
- Celebrar os 200 anos da Biblioteca Nacional é uma grande emoção - afirmou.
Montada na biblioteca do Senado, a exposição traz painéis com informações sobre a instalação da Biblioteca Nacional, coleções de livros, gravuras, fotos de equipamentos e reprodução de trechos de obras raras do acervo. Algumas das obras raras da Biblioteca Nacional podem ser consultadas digitalmente, em telas de cristal líquido. A mostra ficará aberta à visitação pública até o dia 18 de novembro.
A Biblioteca Nacional é a 8ª maior do mundo, com cerca de 9 milhões de livros. Entre as obras raras da biblioteca, destacam-se uma Bíblia de mais de 500 anos e um exemplar da primeira edição de Os Lusíadas, de Camões.
18/10/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney inaugura exposição de fotos sobre os 70 anos da FAB
Sarney inaugura exposição na biblioteca do Senado
Exposição na Biblioteca Nacional celebra os 500 anos do pintor Giorgio Vasari
Senado inaugura exposição sobre modernização nas gestões de Sarney
Senado inaugura exposição sobre os 53 anos de Brasília
Senado inaugura exposição sobre 50 anos do golpe militar