Sarney lança carimbo alusivo aos 180 anos do Legislativo



Os presidentes do Senado e da Câmara, senador José Sarney e deputado João Paulo Cunha lançaram nesta quarta-feira (7) carimbo da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos alusivo aos 180 anos de existência do Poder Legislativo. O carimbo retrata a cúpula da Câmara e, no lançamento, foi obliterado sobre um selo comemorativo do centenário de nascimento de Juscelino Kubitschek.

Em discurso na solenidade, o presidente do Senado disse que a data da instalação da primeira assembléia constituinte brasileira é um fato inigualável de nossa nacionalidade.

- Se lançarmos um olhar no tempo, vemos que aqueles homens que formaram o primeiro Congresso não tinham nenhuma experiência do que era o Poder Legislativo, e eles construíram as instituições - ressaltou .

Elogiando a visão daqueles constituintes, o presidente do Senado lembrou que eles discutiam os predicamentos da magistratura quando o país ainda não tinha juízes, assim como falavam em liberdade de imprensa, quando o Brasil também não tinha jornais.

No mesmo discurso, ele elogiou a vocação conciliadora do Legislativo brasileiro, dizendo que foi dentro do Parlamento que se construiu o país. Depois de sublinhar que o Brasil foi feito pela inteligência e pertinácia dos políticos, Sarney afirmou: -o que nos une dentro do Congresso é o amor pelo Brasil-.



07/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


VI Comando Aéreo lança selo e carimbo comemorativos

Sarney assina atos alusivos aos 180 anos do Legislativo

Sarney quer sessão especial de homenagem aos 180 anos do Legislativo

PRODASEN LANÇA O LABORATÓRIO VIVO DO LEGISLATIVO

História: Seade lança CD-ROM '500 anos de Divisão Territorial e 100 anos de Estatísticas Demográfica

Interlegis lança livro sobre a história do Legislativo brasileiro