Sarney manifesta otimismo com crescimento do PIB



O presidente do Senado, José Sarney, demonstrou otimismo com a divulgação de índices mostrando aumento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e com a possibilidade de consolidação dessa tendência nos próximos anos, significando a retomada do crescimento econômico. Sarney lembrou nesta quarta-feira (1º) que durante o seu mandato na presidência da República (1985-1990) o PIB cresceu acima de 5%. A última vez que a economia cresceu a este nível foi em 1994, quando da criação do real, durante o governo Itamar Franco.

 
- Estamos de novo este ano num patamar de quase 5%, e eu estou confiante de que seja um desenvolvimento sustentado, consolidado, que possa iniciar uma nova fase – afirmou. Sarney ressaltou também a importância, para os bons resultados da economia, da tranqüilidade desfrutada pela sociedade brasileira atualmente. - Estamos num momento de paz social, com reivindicações de classe, mas sem as confrontações que existiram no passado, e isso é fruto da liderança carismática do presidente Lula – disse. Paulo Skaf O crescimento econômico também foi um dos temas principais de audiência concedida pouco depois por Sarney ao presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, preocupado com a adoção de medidas capazes para garantir a manutenção dos índices do PIB nos próximos anos.

Segundo Skaf, são necessários investimentos em infra-estrutura para assegurar o crescimento, e se o Estado não tiver recursos, deve estabelecer “regras claras que dêm segurança e confiança” para investimentos da iniciativa privada e de capitais externos. O empresário defendeu também a diminuição da carga tributária e das taxas de juros e o aumento do crédito para estimular o crescimento da economia.



01/09/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim manifesta otimismo em relação à crise

MOZARILDO MANIFESTA OTIMISMO COM FUTURO DO ENSINO NO BRASIL

Lúcia Vânia manifesta otimismo quanto ao futuro do país

Paim manifesta otimismo em relação ao julgamento do caso Raposa Serra do Sol

Estrangeiros mostram otimismo com crescimento do Brasil, aponta estudo do Ipea

QUINTANILHA MANIFESTA PREOCUPAÇÃO COM CRESCIMENTO POPULACIONAL