Sarney participa de assinatura de convênio com a Infraero para obras no Aeroporto de Macapá



Ao participar de solenidade em que o presidente da Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária (Infraero), Carlos Wilson Campos, e o governador do Amapá, Antônio Waldez Goes, assinaram convênio para a construção de novo terminal de passageiros do Aeroporto de Macapá, o presidente do Senado, José Sarney, ressaltou nesta quarta-feira (28) a importância da iniciativa e seu significado político.

- Esta é até uma obra simbólica, porque é a primeira obra que o presidente Lula determina iniciar em seu governo, dentro de uma diretriz que ele mesmo traçou, de que fosse realizada na região Norte, e escolhendo no Norte o Amapá, o Amapá que é a terra onde o Brasil começa - afirmou.

Segundo Sarney, a construção do novo terminal beneficiará não só a população do Amapá mas de toda aquela parte da Amazônia. Ele elogiou o empenho do presidente da Infraero e do governador, que há cerca de um mês assinaram protocolo de intenções em Macapá - em ato que também contou com a presença de Sarney. Esse documento preliminar viabilizou o convênio.

Carlos Wilson também salientou ter recebido -orientação expressa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no sentido de que a primeira obra anunciada pela Infraero no governo dele fosse no Norte do país-, especificamente no Amapá, e afirmou que esta decisão vai ao encontro ao papel social desempenhado pela empresa.

- Este é um convênio diferenciado em relação aos que a Infraero faz no resto do país, pois todos os recursos investidos no sítio do Aeroporto de Macapá, num total de R$ 75 milhões, serão 100% da Infraero, cabendo ao governo do estado e à prefeitura arcar com as obras complementares de acesso viário e urbanização. A Infraero é uma empresa que tem uma forte marca social, de integração nacional, tanto que, dos 65 aeroportos que administra, só sete têm resultado financeiro positivo. A Infraero tem a marca do Brasil e atende a todos os segmentos da nossa população - enfatizou.

O governador agradeceu em nome do povo do Amapá a decisão -importante e acertada- de iniciar a obra, e informou que o aeroporto, previsto para cem passageiros/dia, já está operando no triplo de sua capacidade. Compareceram também à solenidade o prefeito de Macapá, João Henrique, o senador Papaléo Paes (PMDB-AP) e deputados federais.



28/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Gilvam vai à Infraero pedir a retomada das obras do Aeroporto de Macapá

Sarney participa de assinatura de convênio para a construção de 718 creches no país

Geovani Borges diz que Infraero vai resolver problema da nova pista do aeroporto de Macapá

Infraero publica edital para obras no aeroporto de Fortaleza

Serra participa da assinatura de convênio para ampliar tratamento de câncer

Exército e Infraero assinam convênio para obras de terminal de Guarulhos