Sarney participa, no Planalto, de homenagem a educadoras brasileiras



O presidente do Senado, José Sarney, participou, nesta segunda-feira (21), no Palácio do Planalto, da cerimônia de concessão da Ordem Nacional do Mérito a 11 educadoras de diferentes estados que se destacaram pela atuação em prol da educação no país.

- A educação é realmente o principal problema não só do Brasil, mas de todo o ser humano - disse Sarney, chanceler da Ordem, antes da cerimônia.

A solenidade integra as festividades pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março e vai ao encontro, de acordo com a presidente Dilma Rousseff, de duas diretrizes defendidas em seu governo: a valorização do profissional de educação e também das mulheres. Essa foi a primeira vez que educadoras brasileiras foram condecoradas com a Ordem do Mérito.

Em nome das profissionais agraciadas com a honraria, a professora Aurina Oliveira Santana disse que "somente a educação vai construir um país melhor e mais igualitário".

Após a cerimônia, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) destacou que o principal problema da educação no Brasil é a falta de reconhecimento dos professores. Para o parlamentar, condecorações desse tipo valorizam os profissionais de educação.

- Uma condecoração como essa tem uma importância muito grande para esses professores que a receberam, mas repercute também entre os outros dois milhões de professores e professoras do Brasil - assinalou.

Plano Nacional de Educação

Em seu discurso durante a solenidade, Dilma destacou também a ansiedade do governo em ver aprovado o Plano Nacional de Educação, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados.

Além de ressaltar a expectativa pela aprovação do plano, o ministro da Educação, Fernando Haddad, assinalou como avanço recente no setor a aprovação pelo Congresso Nacional do piso salarial nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.

Cristovam Buarque também defendeu um Plano Nacional de Educação mais ambicioso, que "revolucione" o setor no Brasil.

- O plano nacional não tem nenhum trem bala. Está precisando de mais ambição e mais propostas concretas e eu espero que, no Senado, nós consigamos fazer isso - disse, ao compará-lo ao Plano Nacional de Viação.

Ordem Nacional do Mérito

Criada em 1946 pelo decreto-lei nº 9.732, a Ordem Nacional do Mérito é uma das mais importantes honrarias do Brasil. O título é conferido a cidadãos brasileiros que, "pelas suas virtudes e mérito excepcional, tenham se tornado merecedores desta distinção."



21/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


MEC homenageia educadoras brasileiras

Sarney participa, no Planalto, de lançamento de livro com depoimentos de porta-vozes e secretários de comunicação

Sarney participa da abertura da exposição Constituições Brasileiras

Sarney participa de jantar em homenagem a Jimmy Carter

Sarney participa de homenagem da Câmara ao vice-presidente da República

Sarney participa de abertura de exposição em homenagem ao Círio de Nazaré