Sarney participa da abertura da exposição Constituições Brasileiras



O presidente do Senado, José Sarney, participou na tarde desta quarta-feira (30) da abertura da exposição Constituições Brasileiras. A mostra lembra todas as constituições que o país já teve e inicia as comemorações pelos 25 anos da Constituição de 1988. O senador Sodré Santoro (PTB-RR) também acompanhou a solenidade. A exposição, que fica aberta ao público até o dia 1º de março, marca a reabertura das atividades culturais nos espaços Senador Ivandro Cunha Lima e Galeria Senado.

Para Sarney, a Constituição é um pacto entre o cidadão e o estado. Ele lembrou que era presidente da República na época da promulgação da Constituição Cidadã. Sarney asseverou que a Assembleia Nacional Constituinte tinha a preocupação de colocar as questões sociais na agenda do país, que era voltada para as questões econômicas. Ele classificou a Constituição Federal de 1988 como "o maior patrimônio do povo brasileiro".

- A Carta Magna assegura ao país a paz social – disse o presidente.

De acordo com a diretora-geral do Senado, Doris Marize, a exposição é um convite à reflexão sobre a Constituição, como forma de buscar uma sociedade livre, justa e solidária.

- A exposição permite ao cidadão momentos de aprendizado a partir de fatos marcantes da história do país. É o Senado cumprindo o compromisso que tem com a grandeza do Brasil – afirmou.

O curador da mostra, o historiador Antônio Barbosa, disse que a exposição é uma demonstração do esforço do Senado em vincular-se aos interesses nacionais. Ele acrescentou que, ao valorizar o significado histórico das constituições, a mostra oferece um panorama da história brasileira, que é um processo em construção.

- A exposição evidencia o compromisso da Casa com a cidadania – declarou.

No espaço Ivandro Cunha Lima, é possível conferir 16 painéis com textos e imagens de momentos marcantes da Assembleia Nacional Constituinte. Já na Galeria Senado, estão expostas as réplicas dos originais de todas as constituições brasileiras – desde a primeira, em 1824, até a atual, de 1988 – representando o documento que orienta toda a trajetória histórica e política do país.

A ideia da exposição é mostrar o valor histórico da Constituição e a importância do trabalho legislativo, especialmente para o desenvolvimento do país e sua organização política, social e econômica.



30/01/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso participa de exposição das Constituições brasileiras

Exposição sobre as Constituições brasileiras mescla história e arte

Sarney participa de abertura de exposição em homenagem ao Círio de Nazaré

Sarney participa de abertura de exposição promovida pela embaixada da China

Governador participa da abertura da exposição "MAM na OCA"

Presidente participa de abertura de exposição romena