Sarney presta homenagem a Olavo Setúbal



O senador José Sarney (PMDB-AP) lamentou nesta quarta-feira (27) a morte do banqueiro Olavo Setúbal e prestou-lhe uma homenagem lembrando sua atuação como empresário, como político e, especialmente, como amigo. Sarney ressaltou o trabalho feito por Setúbal, durante o seu governo, no Ministério das Relações Exteriores, quando construiu as bases para a criação do Mercosul, a partir dos primeiros acordos internacionais entre Brasil e Argentina.

- Eu tive a sorte de tê-lo como ministro quando fui presidente da República. E ele foi um excelente ministro das Relações Exteriores. Um cidadão exemplar, um patriota, um homem correto, sério, decente, inteligente, que pensava no Brasil e que morreu pensando no Brasil - afirmou.

Sarney disse que o banqueiro - proprietário do Itaú - herdou do seu pai, que foi poeta, romancista, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras, o gosto pela cultura e pela inteligência. Olavo Setúbal, disse o senador, gostava de analisar os problemas nacionais e a vocação brasileira para se inserir na globalização, mesmo com a saúde já debilitada.

O senador Papaléo Paes (PSDB-AP) aliou-se à homenagem assinalando o preço alto que Olavo Setúbal pagou pela forma leal pela qual fazia política, ao ser rechaçado pelo seu próprio partido, que o impediu de se candidatar ao governo do estado de São Paulo.

27/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Farret presta homenagem ao Instituto Olavo Bilac

Lembo participa de inauguração da Sala Olavo Egydio Setubal , em Itu

Garibaldi Alves manifesta pesar pela morte de Olavo Setúbal

Senadores da CCJ aprovam voto de pesar pela morte de Olavo Setúbal

Marco Maciel apresenta voto de pesar pela morte de Olavo Setúbal

Sarney presta homenagem a Aluízio Alves