Sarney recebe artistas afro-brasileiros



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta segunda-feira (25) integrantes do Fórum dos Artistas e Técnicos Afro-Brasileiros do Rio de Janeiro, que defendem maior participação da comunidade negra nas produções audiovisuais - cinema e televisão, especialmente - pela adoção do sistema de cotas para atores e diretores afro-descendentes, proposta que consta de projeto apresentado pelo vice-presidente do Senado, Paulo Paim (PT-RS).

A atriz e diretora Maria Dealves acredita que existe no Brasil -um inconsciente coletivo embranquecido-, que se choca com a realidade.

- A identidade de um país vem pela cultura e pela arte. Queremos falar de nós, da nossa visão, da nossa ótica, para que se crie um referencial para a nossa etnia, e que as coisas não fiquem só no passado, na escravidão. Estamos no ano 2003, as coisas se modificaram, e queremos, pela cultura, dar identidade a 45% da população brasileira - afirmou.

Já o cineasta Joel Zito Araújo ressaltou que o último filme dirigido por um negro no Brasil foi realizado em 1978.

- Vivemos num momento em que a televisão e o cinema têm um papel muito especial e precisamos de medidas para assegurar que as imagens mostrem um Brasil que se orgulha de ser uma cultura multirracial, assegurando representação de afro-brasileiros nas comissões que decidem sobre o financiamento aos projetos. Se aqueles que selecionam não tiverem o compromisso de assegurar um Brasil multirracial nas telas, esses projetos não serão escolhidos - disse.

Paim informou que o projeto passou nas comissões da Câmara dos Deputados e está pronto para ir ao Plenário, com chances de ser promulgado ainda este ano. Participaram também da audiência com Sarney os atores e diretores Milton Gonçalves, Jorge Coutinho, Antonio Pitanga, Eugênio Santos e Néia Daniel de Alcântara.



25/08/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Portugal recebe Festival de Dança com artistas brasileiros

Sarney recebe artistas agraciados com a Ordem do Mérito Cultural

Sarney recebe artistas para discutir combate à pirataria

Museu Afro Brasil recebe mostra sobre 25 anos do lançamento do livro-exposição “A Mão Afro-Brasileira"

Paim elogia documentário exibido pelo Fantástico, que mostra afro-brasileiros como a maioria dos brasileiros marginalizados

Artistas recriam imagens de Marilyn Monroe no Museu Afro Brasil