Sarney recebe cartas de crianças pelo desarmamento



Alunos do ensino fundamental de quatro escolas públicas do Distrito Federal entregaram nesta terça-feira (14), ao presidente do Senado, José Sarney, cartas destinadas a cada um dos 81 senadores pedindo o desarmamento do país. Na ocasião, as crianças cantaram música com o refrão -vamos desarmar a galera-, ouvindo em seguida Sarney dizer que é possível confiar num país em que as crianças pedem o fim da violência.

Os estudantes foram acompanhados pela senadora Patrícia Saboya (PPS-CE) e pelas deputadas Maria do Rosário (PT-RS) e Telma de Souza (PT-SP), que integram a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, e pela coordenadora do movimento Se Liga, Galera, Silma Azevedo.

Presente ao encontro, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), louvou a iniciativa, dizendo o quanto é importante que a sociedade se faça presente no Congresso e se mobilize em favor do projeto que proíbe a comercialização de armas de fogo.

Além das cartas, as crianças entregaram a Sarney uma bandeira branca, trazida do Rio Grande do Sul pela deputada Maria do Rosário, com manifestações contrárias à violência e em favor da paz. Diante de Sarney, a menina Natania Guedes Santiago, de 12 anos, aluna da Escola Classe 38 da Ceilândia (DF), narrou a morte de uma amiga de sua idade, que saíra de casa para buscar um caderno emprestado e foi atingida por uma bala perdida.

Ao final da cerimônia, Sarney disse considerar tocante que a luta pelo desarmamento tenha calado fundo no coração das crianças. Para ele, essa é uma causa em que todos estão irmanados, lutando para que o país viva sem armas. Também disse que o Brasil não aceita mais ver o espetáculo diário da violência, em que jovens matam ou são mortos.

- É possível acreditar num país que tem crianças como vocês, que vêm aqui para cantar -vamos desarmar a galera-.

Já a senadora Patrícia Saboya destacou que as crianças renunciaram aos presentes, normalmente ganhos no Dia das Crianças, para escrever cartas a cada um dos deputados e senadores, pedindo que lutem pelo desarmamento.

As crianças integram o programa Empresa Amiga da Educação Se Liga, Galera, da Caixa Seguros, em convênio com as secretarias estaduais de Educação. A visita ao Legislativo foi uma das atividades comemorativas da Semana da Criança.



14/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney e Lula participam de lançamento de campanha pelo desarmamento

Sarney recebe manifesto contra desarmamento

Sarney recebe cumprimentos de crianças

Sarney recebe cumprimentos dos servidores do Senado pelo seu aniversário

Crianças internadas em hospital da capital escrevem cartas para o Papai Noel

Renan anuncia ato público pelo desarmamento