Sarney recebe embaixador da China



O embaixador da China no Brasil, Qiu Xiaoqi visitou, na manhã desta quinta-feira (24), o presidente do Senado, José Sarney, com quem conversou sobre anecessidade de se intensificarem as relações entre os dois países.

- Vim congratular o presidente Sarney pela eleição para a presidência e reiterar a vontade política da China de estreitar ainda mais as relações de amizade e cooperação da Assembleia Popular Nacional da China e o Senado - disse.

O embaixador destacou também a relação comercial com o Brasil.

- Somos o primeiro parceiro comercial e o primeiro investidor no Brasil. Espero que essa cooperação continue e se estreite ainda mais, assinalou o embaixador ao deixar a sala de audiências da presidência do Senado.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a China é hoje o maior parceiro comercial do Brasil. Em 2010, a corrente de comércio (soma das exportações e importações) do Brasil com a China chegou a US$ 56,379 bilhões, superando em mais de US$ 10 bilhões o comércio com os Estados Unidos, até então principal parceiro comercial do Brasil.

24/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe embaixador da República Popular da China

Sarney recebe vice-chanceler de Israel e novo embaixador da China no Brasil

Embaixador da China despede-se de Sarney

Embaixador da China diz que apóia posição de Sarney contra a invasão dos EUA no Iraque

Sarney recebe embaixador

Sarney recebe vice-presidente da China