Embaixador da China diz que apóia posição de Sarney contra a invasão dos EUA no Iraque
O embaixador da China no Brasil, Jiang Yuande, disse que aprecia a posição manifestada pelo presidente do Senado, José Sarney, contra a guerra anunciada entre os Estados Unidos e o Iraque. Segundo o embaixador, a China, assim como o Brasil, espera sempre tratar e resolver disputas internacionais pelos modos da paz e da diplomacia, segundo o objetivo da Carta das Nações Unidas.
- A China está profundamente preocupada com o desenvolvimento da situação no Iraque e espera que se evite a guerra e se resolva a crise do Iraque dentro da estrutura da Organização das Nações Unidas (ONU) - disse o embaixador à Agência Senado.
A posição do embaixador foi manifestada nesta quarta-feira (19), a partir de pronunciamentos do senador José Sarney na tribuna do Senado. Em ambos os discursos, feitos na semana passada e nesta terça-feira (18), Sarney condena a iminente invasão do Iraque pelos Estados Unidos. Segundo o senador, a decisão do presidente dos EUA, George W. Bush, de atacar o Iraque mesmo sem o apoio da ONU, aponta para um dos piores momentos da história do século 21, não somente pelo uso da violência, mas também porque significa o fim do processo que permitiu a convivência pacífica entre as nações.
19/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Sarney explicita sua posição contra ataque ao Iraque
Sarney explicita sua posição contra ataque ao Iraque
Embaixador da China despede-se de Sarney
Sarney recebe embaixador da China
Sarney apoia Gilmar Mendes por declarações sobre invasão de terras
Sarney recebe embaixador da República Popular da China