Sarney recebe fotógrafo Albani Ramos
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (8) a visita do fotógrafo Albani Ramos, que inaugurou exposição de sua obra no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, simultaneamente ao lançamento do seu livro Brinquedos Encantados. Nascido em Parnaíba (PI), o artista pesquisa há dez anos os folguedos do interior do Maranhão.
Com 250 páginas e impresso em papel cuché, o livro tem o prefácio de José Sarney, que considera a obra -documentário de extraordinária diversidade cultural- e testemunha que Albani Ramos -viajou e caminhou com os olhos da inteligência e da sensibilidade e acertou como descobrir e eternizar festas já perdidas na memória e se afogando no esquecimento-.
No prefácio, Sarney se refere especialmente aos folguedos de Pato Pelado e São Bilibeu, resgatados pelas lentes de Albani Ramos, e diz que, nessas fotos, o artista conseguiu -captar a inocência, o colorido, a tristeza e a alegria com sua máquina e o seu talento-. De acordo com Sarney, -a arte da fotografia, como todas as artes, se não é capaz de fixar a vida, de nada vale-.
Na exposição, Albani Ramos declarou que o Maranhão é um dos estados com maior diversidade cultural do país e o atraiu exatamente pelo colorido e originalidade de seu folclore.
- Para os próprios maranhenses, esse trabalho revela muitas curiosidades - disse ele. A edição do livro foi patrocinada pelo Banco Santos, pela organização não-governamental Geia e pela Ambev.
08/06/2004
Agência Senado
Artigos Relacionados
José Ramos Horta agradece a Sarney apoio ao Timor Leste
Mauro Ramos
Mauro Ramos
Paulo Dias é o Fotógrafo do Ano
Ramos Horta quer ajuda do Brasil na ONU
Fotógrafo Luis Humberto faz retrospectiva no MIS