Sarney recebe ministro da Defesa



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta quarta-feira (26) o ministro da Defesa, José Viegas Filho, com quem conversou sobre assuntos de interesse das Forças Armadas, entre eles, a necessidade de garantir verbas para o reaparelhamento necessário ao pleno cumprimento das funções relativas à segurança.

- As necessidades de defesa são permanentes. A tranqüilidade da nação brasileira é assegurada pela existência de um aparelho militar que tenha suficiente poder de dissuasão. O país pode sempre contar com o espírito de disciplina e lealdade para com os valores nacionais para assegurar a tranqüilidade, mas, para fazê-lo, é preciso investir no reaparelhamento das Forças Armadas - disse o ministro.

José Viegas explicou que operações como a do carnaval, no Rio de Janeiro, podem se repetir, mas apenas em caráter especial, porque a função policial é competência do Ministério da Justiça, não sendo intercambiável com a função do soldado.

- Isto não quer dizer que as Forças Armadas não tenham nada a ver com a segurança. A Constituição prevê a participação das Forças Armadas em situações de emergência, excepcionais e com limitações no espaço e no tempo, em operações de garantia da lei e da ordem. Não estamos livres de que situações como a do carnaval venham a ocorrer, requerendo um reforço da ação policial. As Forças Armadas têm o dever de estar preparadas para este tipo de situação - esclareceu.

O ministro relacionou também outros pontos de preocupação com a segurança: a guarda das fronteiras - especialmente as mais despovoadas, ao Norte -, do mar e do espaço aéreo, sempre sujeito a violações e vôos clandestinos.



26/03/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe ministro da Defesa

Sarney recebe ministro da Defesa

Para Sarney, não há crise na mudança do ministro da Defesa

ACM RECEBE NOVO MINISTRO DA DEFESA

Sarney recebe manifesto em defesa do MST

Sarney recebe ministro do TSE