Sarney recebe o presidente do Paquistão



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu a visita do presidente do Paquistão, Pervez Musharraf, com quem conversou sobre a vocação pacifista do Brasil. Acompanhado dos senadores Edison Lobão (PFL-MA), Aelton Freitas (PL-MG), Mozarildo Cavalcanti (PPS-RR), Mão Santa (PMDB-PI) e Aloizio Mercadante (PT-SP), e do embaixador brasileiro em Islamabad, Fausto Godoy, Sarney falou com interesse da luta que se trava no mundo contra o terrorismo.

Sarney manifestou ainda o desejo de que se intensifiquem as relações comerciais entre o Brasil e o Paquistão. Na agenda bilateral dessa visita, muito valorizada pela aproximação política com a América Latina, destaca-se a possibilidade de ampliação do intercâmbio comercial entre os dois países, hoje em torno de US$ 20 milhões.

Musharraf contou a Sarney do privilégio que sentia em ser o primeiro chefe de Estado ou de governo paquistanês a visitar a América Latina. Ele disse que o Paquistão está na vanguarda do combate ao terrorismo e solidarizou-se com o Brasil por seu propósito governamental de acabar com a fome e a pobreza.

Musharraf falou da importância da interação do seu país com o Brasil e do potencial econômico representado pelas duas nações. Disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se encontrou de manhã, assegurou-lhe que enviará uma delegação de representantes do governo e empresários brasileiros ao Paquistão, para avaliar a ampliação do comércio entre os dois países.

Ainda segundo o presidente do Paquistão, seu país ainda necessita de estrutura, a ser formada a longo prazo, para superar controvérsias no campo político, mas assegurou que a intenção é normalizar as relações com a Índia.



29/11/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe presidente da TAM

Sarney recebe o presidente do STF

Sarney recebe presidente da CUT

Sarney recebe presidente coreano

Sarney recebe presidente do Iphan

Sarney recebe presidente do Sindilegis