Sarney recebe pai da estudante morta em São Paulo



Acompanhado do senador Magno Malta (PL-ES) e do deputado Luiz Antonio Fleury (PTB-SP), o advogado Ari Friedenbach foi recebido nesta terça-feira (25) pelo presidente do Senado, José Sarney, a quem manifestou sua opinião a favor da redução da maioridade penal. Pai de Liana Friedenbach, morta a facadas pelo menor conhecido como -Champinha-, em São Paulo, o advogado apóia proposta de emenda constitucional apresentada por Magno Malta para punir esse tipo de criminoso.

Denominada pelo próprio senador de -PEC Liana Friedenbach-, a proposta estabelece que qualquer menor que cometa crime de sangue, envolvendo morte, latrocínio ou estupro, perderá imediatamente a menoridade penal para ser colocado à disposição da justiça como se fosse maior de idade e, nessa condição, ficando sujeito às penas da lei.

Magno Malta disse que o crime de que foi vítima Liana e seu namorado, Felipe Caffé, é um triste exemplo dos erros praticados sob o abrigo da lei penal brasileira. Ele se referiu especialmente ao Estatuto da Criança e do Adolescente, que na sua opinião -protege crimes hediondos, cometidos por aqueles que não atingiram a faixa etária de 18 anos, em detrimento da segurança das famílias de cidadãos honestos do país-.

Com essa proposta, o senador afirmou querer evitar a ocorrência de -episódios providos de tal infâmia, não deixando impunes, sob a égide da lei, seus autores-. Ele disse ainda que sua proposta é uma homenagem a milhões de famílias que sofrem por conta da ação de menores que já são homens, mas que são protegidos pela lei, -que estupram e matam, sem que a lei possa alcançá-los-.

Na audiência, Sarney se solidarizou com a dor de Ari Friedenbach e, a respeito da redução da maioridade penal, afirmou: -Estou inscrito nesta luta-. O presidente do Senado recebeu o pai de Liana Friedenbach no momento em que se reunia com os líderes partidários, para estabelecer um acordo para a votação da reforma da Previdência.





25/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney recebe presidente da TV Cultura de São Paulo

Sarney recebe alta e segue para consulta em São Paulo

Sarney recebe alta, deixa o Sírio-Libanês, mas permanece em São Paulo

Governador recebe estudante vencedora de desafio de leitura

Unesp: Universidade recebe prêmios Guia do Estudante

Sarney determina afastamento de policial legislativo que usou arma de choque contra estudante