Sarney recebe presidente da Ucrânia



O presidente do Senado, José Sarney, recebeu nesta terça-feira (21) o presidente da Ucrânia, Leonid Kutchma, para um encontro de 25 minutos no salão nobre da Casa, quando falaram do papel da Organização das Nações Unidas (ONU) em prover a paz, do interesse brasileiro em integrar o Conselho de Segurança da ONU e do Acordo de Salvaguardas Tecnológicas que colocará os dois países na corrida espacial.

O acordo Brasil-Ucrânia foi aprovado pelo Senado dois meses depois do acidente no Centro de Lançamentos de Alcântara e valida documento assinado entre os dois países em 2002, prevendo o lançamento do foguete ucraniano Ciclone-4. O acordo prevê a reconstrução da infra-estrutura necessária para esse lançamento.

Uma das intenções do Brasil é entrar no mercado de lançadores de satélites, e Alcântara oferece condições valiosas para esse projeto, por ser a mais bem localizada base para o lançamento de foguetes em órbita geoestacionária, que tem grande interesse econômico.

O texto do acordo Brasil-Ucrânia foi relatado na Comissão de Relações Exteriores pela senadora Roseana Sarney (PFL-MA), que defendeu a idéia de se prover rapidamente recursos para que o Brasil possa reerguer seu programa espacial, tornando-se apto a enfrentar o acirrado e milionário mercado de lançamento de satélites.

Ao final do encontro com Kutchma, Sarney acompanhou o presidente da Ucrânia pelo Salão Negro do Congresso até o lado da Câmara, onde este era aguardado pelo deputado João Paulo Cunha, presidente daquela Casa.



21/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney receberá presidente da Ucrânia em outubro

Sarney recebe diretor da Agência Espacial da Ucrânia

Sarney recebe presidente da TAM

Sarney recebe o presidente do STF

Sarney recebe presidente da CUT

Viktor Yanukovych, presidente da Ucrânia, visita o Senado